Pular para o conteúdo

DOR NAS COSTAS É O MAU QUE MAIS AFASTA OS TRABALHADORES, SEGUNDO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

As dores lombares afetam profissionais de todas as áreas, desde quem carrega peso com frequência até quem faz trabalhadores manuais ou quem passa muito tempo na frente do computador. Para o fisioterapeuta Cadu Ramos, da capital paulista, existem várias formas de evitar esse problema, a fisioterapia e a atividade física regular são as principais formas de prevenção.

“Através de técnicas manuais e feitas de maneira dinâmica, os músculos podem ser trabalhados e – principalmente – alongados para que sejam fortalecidos ao mesmo tempo em que são estimulados”, afirma o especialista.

Para evitar ou combater incômodos na coluna, especialmente quando eles afetam a lombar, Cadu revela que um outro excelente remédio é a atividade física – e está ao alcance de todos.

“Apenas os exercícios são capazes de diminuir, isoladamente, o risco de um desconforto lombar aparecer e as práticas devem ser focadas na tonificação de músculos profundos do abdômen que sustentam a base da espinha, além dos alongamentos e o condicionamento aeróbico que é possível conseguir através de caminhadas leves”, completa o fisioterapeuta.
Sobre Cadu Ramos
Fisioterapeuta clínico – CREFITO 130030
Especialista em Fisioterapia e Traumatologia – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina (EPM), em Aparelho Respiratório – Ventilação Mecânica Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina (EPM) e em Fisioterapia em Geriatria – trabalho voltado para queixa principal, atividades da vida diária (AVD ‘S) e socialização do idoso. (Instituto ILEA). Graduado em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. http://www.caduramos.com.br