As dores lombares afetam profissionais de todas as áreas, desde quem carrega peso com frequência até quem faz trabalhadores manuais ou quem passa muito tempo na frente do computador. Para o fisioterapeuta Cadu Ramos, da capital paulista, existem várias formas de evitar esse problema, a fisioterapia e a atividade física regular são as principais formas de prevenção.

“Através de técnicas manuais e feitas de maneira dinâmica, os músculos podem ser trabalhados e – principalmente – alongados para que sejam fortalecidos ao mesmo tempo em que são estimulados”, afirma o especialista.

Para evitar ou combater incômodos na coluna, especialmente quando eles afetam a lombar, Cadu revela que um outro excelente remédio é a atividade física – e está ao alcance de todos.

“Apenas os exercícios são capazes de diminuir, isoladamente, o risco de um desconforto lombar aparecer e as práticas devem ser focadas na tonificação de músculos profundos do abdômen que sustentam a base da espinha, além dos alongamentos e o condicionamento aeróbico que é possível conseguir através de caminhadas leves”, completa o fisioterapeuta.
Sobre Cadu Ramos
Fisioterapeuta clínico – CREFITO 130030
Especialista em Fisioterapia e Traumatologia – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina (EPM), em Aparelho Respiratório – Ventilação Mecânica Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Escola Paulista de Medicina (EPM) e em Fisioterapia em Geriatria – trabalho voltado para queixa principal, atividades da vida diária (AVD ‘S) e socialização do idoso. (Instituto ILEA). Graduado em Fisioterapia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. http://www.caduramos.com.br