Pular para o conteúdo

MEDIDAS PREVENTIVAS EM ÉPOCA DE CHUVAS: DEFESA CIVIL ESTADUAL ORIENTA POPULAÇÃO

São Paulo, 12 de dezembro de 2019 – A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cepdec-SP) realiza ações de divulgação da campanha SPAlerta nesta semana.
Técnicos do Instituto Geológico (IG) vão orientar os passageiros sobre riscos de desastres naturais relacionados às chuvas de verão. Vão usar maquetes e material informativo para falar sobre prevenção e como agir corretamente em situações de emergência.
A ação, feita em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), acontecerá nesta sexta-feira (13), na Estação Brás, que faz integração da CPTM com o Metrô.
Confira algumas dicas sobre o que fazer durante tempestades e inundações:
* Ao sinal de chuva forte, abrigue-se imediatamente em um local seguro;
* Se estiver na praia, rio, lago, piscina, campo de futebol ou áreas abertas, saia imediatamente;
* Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, antenas e caixas d’água;
* Afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame, etc.;
* Desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas;
* Não utilize aparelhos conectados às fiações telefônica e elétrica;
* A elevação do nível da água ocorre rapidamente, não se arrisque! Procure um terreno ou andar mais alto;
* Ao deixar uma residência com risco de enchente, feche os registros de gás e de água e, se possível, acione a companhia elétrica para desligar a luz do local;
* Evite contato com águas de inundações para não contrair doenças;
* Não cruze pontes, ruas ou avenidas alagadas. Procure sempre um lugar elevado para estacionar;
* Águas de inundação são pesadas e violentas. Mesmo que você saiba nadar, não se arrisque em travessias ou brincadeiras.
SPAlerta – A campanha SPAlerta foi lançada, em 1º de dezembro, com o intuito de reforçar a importância da adoção de postura de autoproteção por parte da população, reduzindo danos humanos, ambientais e materiais. No site www.spalerta.sp.gov.br, qualquer cidadão pode acessar dicas sobre o que fazer antes, durante e após os principais eventos adversos.
Também serão afixadas faixas com orientações preventivas nas áreas de maior vulnerabilidade, em uma atividade conjunta com as secretarias parceiras (Comunicação, Desenvolvimento Social, Transportes Metropolitanos, Infraestrutura e Meio Ambiente, Segurança Pública, Logística e Transportes).
Essa iniciativa complementa o envio de alertas por mensagem de texto (SMS 40199). Desde 2017, a Defesa Civil repassa às pessoas cadastradas no serviço informações de riscos meteorológicos nos 645 municípios paulistas. Além disso, desde 28 de outubro último, a Cepdec-SP emite aos clientes de TV por assinatura avisos de desastres naturais, como mudanças abruptas de temperatura, alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, inundações, vendavais e chuvas de granizo. Esses avisos são transmitidos durante as programações por meio de pop-up (mensagem sobreposta à tela) e abrangem todo o estado de São Paulo. Essa iniciativa ajudou a ampliar o alcance das orientações de prevenção.
Serviço — Campanha SPAlerta
Quando: 13/12 — sexta-feira
Horário: 7h-14h
Onde: Estação Brás — Espaço Cultural da CPTM