Pular para o conteúdo

ESPECIALISTAS COMENTAM OS 466 ANOS DE SÃO PAULO

No dia 25 de janeiro, São Paulo, a maior metrópole do Brasil, completa 466 anos de muita história. Com a sua miscigenação cultural, importância econômica, vasta gastronomia e a relevância histórica, a Capital paulista se mostra um importante objeto de estudo, nos seus quase quinhentos anos.
Os especialistas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) discutem tudo o que envolve a maior cidade do país e estão disponíveis para comentar os vários aspectos do aniversário, do passado, presente e as perspectivas para o futuro.
Confira os assuntos:

Aonde ir em São Paulo: Os principais pontos históricos que existem na cidade de São Paulo e que passam despercebido
Profa. Ingrid Ambrogi – professora de História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação, organização de arquivos, acervos e patrimônios culturais.

O cenário educacional na cidade de São Paulo: Perspectivas e desafios no ensino
Prof. Ítalo Curcio — coordenador do curso de Pedagogia da da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A importância do Plano Diretor e Planejamento Urbano para cidade de São Paulo
Prof. Valter Caldana – professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas de Arquitetura, Construção e Plano Diretor.

Políticas urbanas e o patrimônio arquitetônico da cidade
Profa. Angélica Tanus Benatti Alvim – professora de Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas de urbanismo, com ênfase em projeto urbano, mobilidade e meio ambiente (ênfase nas águas).

A vegetação como infraestrutura verde: conforto climático urbano
Profa. Pérola Brocanelli – professora de Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas de arquitetura, urbanismo, ambiente, tecnologia e sustentabilidade.

Jardins verticais e sustentabilidade: Alterações e inovações urbanísticas na cidade de São Paulo
Profa. Pérola Brocanelli – professora de Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas de arquitetura, urbanismo, ambiente, tecnologia e sustentabilidade.

A história de São Paulo por meio da música
Prof. Daniel de Thomaz – professor de Jornalismo e Publicidade da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Televisão e Música.

466 anos: Principais mudanças ao longo da história da cidade
Prof. José Geraldo Simões – professor de Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas em patrimônio histórico, preservação, restauração, revitalização e arquitetura moderna, com ênfase no Centro Histórico de São Paulo.

Habitação Social e a cidade de São Paulo
Profa. Denise Antonucci – professora de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento e projeto do espaço urbano, pesquisando temas como habitação social, inclusão, espaço público, morfologia, assentamento humanos.

São Paulo contemporânea e o déficit habitacional
Profa. Viviane Rubio – desenvolve estudos da qualidade da habitação e ambiente urbano e da importância da representação gráfica no desenvolvimento da cidade.

Essas mulheres de São Paulo: contribuição feminina para a expansão da cidade
Profa. Rosana Schwartz – pesquisadora nas áreas de história, historiografia da mídia, gênero, raça/etnia, cidades, movimentos e entidades sociais, organizações não governamentais-ONGs.

Riqueza da culinária paulistana: A gastronomia do mundo todo num só lugar
Profa. Camila Landi – pesquisadora nas áreas de culinária regional e nacional.

Comportamento: angústia daqueles que vivem na metrópole
Prof. Eduardo Fraga – professor na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.

São Paulo, uma cidade de várias línguas
Profa. Neuza Bastos – pesquisadora da história e descrição da língua portuguesa, da linguagem, educação e estudos lusófonos e do discurso.

Variações linguísticas: o modo de falar do paulista nas várias regiões da cidade
Profa. Neuza Bastos – pesquisadora da história e descrição da língua portuguesa, da linguagem, educação e estudos lusófonos e do discurso.

São Paulo e a Segurança Pública
Prof. Alexis Couto de Brito – especialista em segurança pública.

São Paulo e o meio ambiente

Prof. Rogério Aparecido Machado – experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, em Qualidade e Meio Ambiente. Desenvolve pesquisas em controle da poluição ambiental, análise instrumental e química analítica.

O que a economia de SP pode esperar após mais um ano da cidade Prof. Agostinho Pascalicchio – desenvolve estudos nas áreas de economia, engenharia econômica e finanças. Para entrevistas, entre em contato através do e-mail: imprensa@mackenzie.br

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2020, serão comemorados os 150 anos da instalação da marca Mackenzie no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.