Pular para o conteúdo

6 PASSOS PARA CRIAR UMA LOJA VIRTUAL

Se você gosta de decoração e sempre sonhou trabalhar neste ramo, já pensou em criar uma loja virtual grátis de decoração de interiores?

Quem não gosta de uma casa bem decorada, com quadros bonitos, tapetes maravilhosos e uma escultura aqui e ali? Todo mundo gosta, não é?

Mas será que alguém compraria objetos de decoração pela internet? O mercado de vendas pela internet, apenas no Brasil, movimentou R$ 44,4 bilhões em 2016. Deste total, cerca de 9%, ou seja, R$ 4 bilhões, são de artigos para casa e decoração.

Gostou dos números? Agora já começa a pensar que vale a pena criar uma loja virtual? Continue conosco que vamos lhe mostrar como criar sua loja virtual grátis, hoje mesmo, e começar a faturar!

 

6 Passos para criar uma loja virtual de decoração de interiores

O mercado de objetos de decoração é muito vasto. Examinando a foto acima, podemos identificar um tapete, um vaso, um quadro e uma luminária, isso sem contar a mesa, que pode ser considerada como um item decorativo.

Mas, isso é algo que você já conhece perfeitamente, sei disso! O que você precisa saber é como comercializar estes produtos na internet. Por isso, separamos 6 passos para lhe ajudar a criar sua loja virtual grátis de artigos de decoração. Vamos lá!

  1. Conheça seu público-alvo e o mercado de decoração de interiores!

Que tipo de produto você pretende comercializar em sua loja virtual? A partir dessa definição, você pode começar a pesquisar sobre o mercado (concorrência/volume de negócios) e sobre o perfil dos futuros consumidores de seus produtos.

Muitos empreendimentos não decolam porque seus proprietários acreditam que basta seguir exemplos de sucesso na web. Isso, em parte, é verdade, mas é possível que eles não consigam oferecer os mesmos serviços e vantagens, o que é péssimo!

Quem são os consumidores dos seus produtos? Quanto costumam gastar em decoração de interiores? O que mais compram? Qual a forma de pagamento mais utilizada? Compram para si ou para presentear? Isso vale para qualquer negócio!

  1. Escolha uma boa plataforma de e-commerce!

Escolher uma boa plataforma de e-commerce pode lhe poupar grandes dores de cabeça, pois a plataforma pode lhe oferecer, em um só pacote, uma série de benefícios e serviços, como a possibilidade de mudanças sempre que necessário.

  1. Estabeleça boas formas de pagamento!

De início, para criar uma loja virtual grátis, a melhor pedida são os intermediadores de pagamento, como Paypal e Pagseguro, por exemplo. Ou, você pode optar por gateways de pagamento e contratos diretos com as adquirentes.

Ficou um pouco complicado, não foi? Afinal o que são gateways de pagamento e adquirentes?

Gateways de pagamentos permitem conexão com as adquirentes (Cielo, Redecard etc), e possuem soluções mais baratas, sem cobrir a segurança e sistemas anti-fraude, que correrão por sua conta. Já, os intermediadores, assumem esses ônus!

  1. Invista em marketing!

“Ué? Eu pensei que bastaria colocar a loja na internet e as pessoas me achariam, e aos meus produtos, facilmente”! Calma! Essa é uma crença que muitas pessoas têm, mas que não condiz com a realidade.

O e-commerce só difere do comércio tradicional, pelo fato de que você não precisa se deslocar, fisicamente, até uma loja ou prestador de serviço para adquirir produtos e serviços, nada mais! Assim, aquela velha máxima também serve para o e-commerce:

“Quem não é visto, não é lembrado!”

Como esse é um assunto muito interessante, vamos dedicar um tópico inteiro para explica-lo. Continue conosco!

  1. Forneça um bom suporte a seus clientes!

Já que você resolveu criar uma loja virtual grátis, é bom ter em mente alguns detalhes. Lembre-se: o cliente de uma loja virtual não trata diretamente com o vendedor, mas ele ainda tem dúvidas quanto a uma série de detalhes, e deseja entende-los!

De início, normalmente, será você o responsável por dar esse suporte ao seu cliente. Então, conheça a fundo seus produtos, suas formas de pagamento e a logística de distribuição e recebimento dos produtos comercializados em sua loja virtual.

  1. Desenvolva uma boa logística de distribuição e entrega de seus produtos!

Quem compra, quer receber, e receber sem quebras, defeitos ou atrasos! Quase a totalidade das reclamações feitas ao site “Reclame Aqui!”, em relação às lojas virtuais, estão relacionadas a atrasos e desconformidade de pedido.

Quando você utiliza os serviços dos Correios para entregar seus produtos, você está sujeito às constantes greves, paralisações e problemas similares, provocados pelos servidores daquela empresa.

Além disso, os Correio possuem limitações de peso e dimensões, diferentemente das transportadoras. O único cuidado deve ser em relação à idoneidade, experiência e boas referências destas empresas. Pesquise e escolha com cuidado!

Agora, é só começar a vender! Ops! Pensou que tínhamos esquecido? Agora vamos tratar, mais profundamente, do ponto fundamental para você que deseja criar uma loja virtual grátis de decoração de interiores: o marketing!

Lembre-se!! Alguns itens são frágeis e caros, portanto, pode ser uma boa aumentar o seguro! Fique alerta!

Como investir em marketing para uma loja virtual?

Você, com certeza, já procurou por um determinado produto de uma certa loja virtual, e só foi encontra-lo na terceira ou segunda página, quando já estava prestes a desistir ou comprar em outra loja. Pois é! Isso é uma falha no projeto de marketing!

Como ter um marketing relevante para sua loja virtual de decoração de interiores?

  1. Produza conteúdos relevantes!

O cliente que compra seus produtos de decoração de interiores não quer simplesmente adquirir uma peça. Ele quer saber qual o melhor local para colocar aquele produto. Saber com que cores o produto melhor se harmoniza etc.

Não é suficiente vender o produto! Você tem que fornecer subsídios, ideias, modelos e disponibilizar textos sobre o produto ou sobre produtos semelhantes, inclusive, contando fatos curiosos e pitorescos sobre esta ou qualquer outra peça decorativa.

Criar conteúdos relevantes faz com que seus clientes visitem sua loja não apenas para comprar, mas, para adquirir conhecimento. Conteúdos relevantes desenvolvem e aprimoram seu relacionamento com seus clientes.

  1. Integre sua loja às redes sociais!

93,2 milhões de pessoas utilizam as redes sociais, no Brasil. Na América Latina, em 2020, metade da população utilizará, regularmente, as redes sociais. Você acha que é um bom mercado?

  1. E-mail marketing!

Talvez uma das melhores ferramentas de marketing para quem quer criar uma loja virtual grátis. Mas ela depende de você criar uma lista de todos os seus clientes, para lhes enviar ofertas, promoções, bônus e novos produtos e conteúdos.

Para criar uma loja virtual grátis, tenho que ter estoque físico?

Se você não quiser ter problemas com falta de produtos para entregar, gerando atrasos de entrega e até o cancelamento de vendas, é melhor ter, sim! Mas, você não precisa alugar um espaço, para isso, pelo menos, não no início.

Mas, se você pretende trabalhar com parcerias e não ter estoque próprio, tenha muito cuidado na escolha desses parceiros! Procure conhecer seus produtos, formas e condições de entrega e, é claro, sua reputação no mercado. 

Criar uma loja virtual grátis para decoração de interiores, pode demandar alguns passos e considerações, mas é menos complicado do que abrir uma loja física. Se você seguir nossas recomendações, então, muito melhor! Sucesso!