Riscos ergonômicos no isolamento social: saiba como cuidar da sua postura durante o home office

Especialista da Estácio Ribeirão Preto dá dicas práticas para preservar a saúde da coluna

Em tempos de isolamento social, o home office tornou-se a alternativa de muitas empresas. No entanto, alguns hábitos repetitivos afetam nossa saúde, mesmo em casa. Ficar horas na mesma posição e o uso repetitivo e forçado dos músculos são exemplos que podem gerar dores crônicas na coluna e articulações.

“Entre as consequências graves causadas no corpo pela falta de consciência postural são as dores no pescoço, braços, lombar e pernas; dormência; desconforto; desalinhamento da coluna; lesões nas articulações e má circulação sanguínea”, explica Karina Costa Paes, coordenadora do curso de Fisioterapia da Estácio Ribeirão Preto.

E para evitar lesões e tornar seu home office mais saudável, o especialista sugere algumas dicas:

1) Posicione as pernas em um angulo de 90º e mantenha os pés ao chão ou apoiados. A boa postura das pernas evita a tensão nas articulações e a compressão das coxas.

2) Mantenha a cabeça e pescoço alinhados. Os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm para que fique confortável e não canse a visão. É possível utilizar suportes para monitor ou notebook, por exemplo.

3) Sente na cadeira sobre o cóccix e volte o quadril um pouco para frente. Mantenha as costas apoiadas no encosto e os ombros levemente para trás. Evite sentar na ponta do assento. Cadeiras ergonômicas facilitam essa postura.

4) Apoie o antebraço sobre a mesa, mas evite que os cotovelos fiquem para baixo.

5) Faça intervalos para reduzir a pressão nos discos vertebrais, tensões na coluna, ombros e na área cervical e para melhorar a circulação sanguínea.

6)  Dê uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados.

7)  Alongue o seu corpo, sobretudo braços, pescoço, costas e pernas.

8)  Beba água (hidratar-se). A água ajuda as articulações e músculos ficarem lubrificados.

Publicidade:
Anterior Preservação da biodiversidade pode contribuir para evitar proliferação de vírus e novas epidemias
Próxima Vitrine Filmes lança ‘Os Olhos de Cabul’ no dia 28 de maio, primeira estreia prioritariamente virtual da distribuidora