Pular para o conteúdo

SÉRIE BRASILEIRA ‘O QUE ESTÁ EMERGINDO?’ É FINALISTA NO FESTIVAL ALEMÃO DIE SERIALE

Premiada como Melhor Roteiro no Rio Webfest e Melhor Série no Fica.vc, produção agora concorre como Melhor Documentário e Melhor Série na Alemanha, vencedores serão anunciados dia 8 de junho

Brasil, maio de 2020 – A produção O Que Está Emergindo? [What is Emerging?] é finalista na sexta edição do festival Die Seriale, mais antiga premiação anual para séries digitais short-form da Alemanha. Idealizada, produzida e dirigida pelas cineastas e documentaristas brasileiras Maria Clara Parente e Camilla Cardoso, a websérie de três episódios – que apresenta e discute narrativas emergentes voltadas à cocriação de mudanças sistêmicas na sociedade – concorre nas categorias Melhor Documentário e Melhor Série. A cerimônia de premiação, que pela primeira vez acontecerá de forma online devido à pandemia, será entre 3 e 8 de junho.

Antes da pandemia do novo coronavírus, que escancarou o colapso dos sistemas vigentes na sociedade atual, as cineastas brasileiras já transmitiam na série a mensagem central de que é preciso “diminuir o ritmo se os tempos são urgentes”. Em conversas com personalidades cujo trabalho tem ganhado maior evidência devido às crises sociais agravadas atualmente – como o professor nigeriano Bayo Akomolafe, foco do segundo episódio da série – a obra coloca luz na iminente necessidade por mudanças estruturais no mundo.

De caráter investigativo e experimental – em meio a entrevistas com especialistas das mais diversas áreas do conhecimento como Bayo Akomolafe, Clarissa Diniz, Ernesto Neto, Jonathan Dawson, Katherine Trebeck, Marz Saffore, Philip Franses e Vanessa Andreotti – O Que Está Emergindo? é uma série de três episódios que busca trazer novos paradigmas e colaborar para uma mudança de mentalidade, com uma abordagem que mistura ecologia com filosofia. A obra foi produzida em parceria com a plataforma alemã-sueca EMERGE.

Com a série, Maria Clara e Camilla procuram entender o que está por trás das crises política, social, econômica e ecológica do mundo atual, evidenciando que estamos vivendo um momento caótico e, paralelamente, como podemos mudar os sistemas atuais para formas mais regenerativas de viver. Assim, O Que Está Emergindo? busca transmitir inspiração e conscientização de mudança pessoal, para que tal mudança reflita-se na sociedade e nas mudanças que o mundo precisa.

LONGO PROCESSO DE PESQUISA

Maria Clara e Camilla com Fritjof Capra (esq) e Maria Clara e Camilla com Kate Raworth

A série O Que Está Emergindo? é fruto de um longo processo de pesquisa realizado na Schumacher College, faculdade internacional de estudos da ecologia da Inglaterra, reconhecida como centro internacional de reflexão e prática de uma vida sustentável, onde Maria Clara e Camilla se conheceram. Tal processo está registrado no canal fundado pelas duas – o This is Not The Truth [Isso Não É A Verdade] – plataforma de comunicação que visa questionar as ditas verdades sobre as nossas formas de viver na Terra e debater novos conceitos de economia, igualdade, diversidade e espiritualidade na América Latina e Estados Unidos.

Inicialmente, Maria Clara e Camilla entrevistaram 20 pesquisadores de países como Inglaterra, Alemanha, Índia e Suécia, entre eles notórios pensadores contemporâneos como Fritjof Capra – mundialmente famoso pelo O Tao da Física, em que traça um paralelo entre a física moderna e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais – e Kate Raworth, autora do livro Economia Donut, cuja pesquisa se concentra nos desafios sociais e ecológicos únicos do século XXI, resultando em um modelo econômico no qual o crescimento não é o parâmetro mais importante do sucesso.

Alguns dos entrevistados vieram ao Brasil para gravar a série, oportunidade viabilizada no festival ColaborAmerica 2018, em que Maria Clara e Camilla foram curadoras.

PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Maria Clara, Camilla e Dino Siwek recebem prêmio na Rio WebFest 2019 (esq.) e Maria Clara no Bilbao WebFest 2019

Além da indicação para o Die Seriale 2020, O Que Está Emergindo? foi premiada no festival Rio Webfest 2019 como Melhor Roteiro, no Festival Internacional de Audiovisual Colaborativo (Fica.vc) como Melhor Série e recebeu indicações para os festivais São Paulo Webfest e Bilbao Webfest (Espanha).

SOBRE O FESTIVAL DIE SERIALE

Mais antigo festival de séries digitais da Alemanha, Die Seriale acontece anualmente com o objetivo de conectar, apoiar e homenagear criadores de webséries de todo o mundo. Além das exibições das mais de 60 séries e pilotos produzidos em 18 países e selecionados para o festival – e a premiação das melhores obras em cada uma das 19 categorias, elegidas por júri especializado – são realizadas conferências com perguntas e respostas, palestras e painéis de discussão sobre o mercado e a produção audiovisual digital no mundo. Devido à pandemia do novo coronavírus, a edição 2020 acontecerá totalmente em ambiente digital, entre os dias 3 e 8 de junho. Mais informações em https://www.die-seriale.de/festival/.

SOBRE AS AUTORAS

Maria Clara Parente – documentarista, atriz e apresentadora, Maria Clara é repórter na plataforma alemã Emerge e cofundadora do projeto audiovisual This Is Not The Truth. Estudou Comunicação para a transição na Schumacher College (UK), é carioca e é uma das cofundadoras do Futuro Possível, plataforma de pesquisa, tradução e disseminação de narrativas regenerativas sob múltiplas perspectivas.

Camilla Cardoso – pesquisadora e cofundadora do projeto Terra Adentro e do This Is Not The Truth, canal de entrevistas e séries sobre mudança de paradigma e as novas formas de pensar e de viver que emergem a partir dos colapsos do sistema dominante. Com experiência em gestão cultural, hoje se dedica a projetos de educação partindo da perspectiva decolonial, que visam a transição para um cenário regenerativo e de justiça social.

 Assista o trailer clicando aqui

Assista os episódios: episódio 1episódio 2 e episódio 3