Pular para o conteúdo

CPFL PAULISTA ALERTA PARA RISCOS DE ACIDENTES DOMÉSTICOS COM ENERGIA ELÉTRICA

Campinas, 31 de agosto de 2020. Com as pessoas mais tempo em casa devido à quarentena provocada pela Covid-19, aumenta a preocupação com a segurança, principalmente as crianças, em relação ao uso da energia e de aparelhos elétricos.

Seguindo um de seus pilares, a segurança, a CPFL Paulista mantém a campanha “Guardião da Vida”, com objetivo de disseminar conhecimento sobre como garantir uma manutenção adequada da rede elétrica residencial e, também, sobre os cuidados necessários para o uso da energia dentro de casa.

Estatísticas. Os dados mais recentes do anuário da Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade, mostram um aumento de 8,7% no número total em decorrência de rede elétrica de qualquer natureza em 2019, na comparação com o ano anterior, em todo o Brasil.

Foram 909 registros de choques elétricos contra 836 em 2018. Mas a boa notícia é que, em relação aos acidentes com morte, os casos tiveram redução quando comparados os dois últimos anos. Foram 10,7% menos choques fatais em 2019. Enquanto em 2018 foram registradas 622 ocorrências, o ano anterior teve 697.

No entanto, quando se faz um recorte pelo número de vítimas fatais por choques elétricos causados por acidentes domésticos, a redução das estatísticas não é uma realidade. O crescimento dos casos foi de 9%, um aumento de 209 ocorrências em 2018 para 228 no ano passado no país.

Outra informação importante é que, embora os registros entrem em queda nos meses de junho, julho e agosto, a curva volta a ser fortemente ascendente a partir de setembro nos dois anos analisados.

Alertas e cuidados. Como forma de alertar seus clientes para o uso seguro da energia elétrica, a CPFL Paulista, distribuidora que atende 4,6 milhões de consumidores em 234 municípios do interior do estado, destaca alguns cuidados que se deve ter, especialmente neste período em que todas as pessoas estão em casa e os equipamentos elétricos acabam sendo mais utilizados:

Água ou umidade: nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados e não leve rádios ou equipamentos elétricos para o banho;

Trocar lâmpada: ao trocar uma lâmpada, certifique-se de que o interruptor esteja desligado e nunca toque na parte interna do bocal (soquete), segure só pelo vidro;

Chuveiro: nunca mude a chave (verão/inverno – fria/morna/quente) do chuveiro enquanto estiver ligado;

Aterramento: Se você tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe um problema de aterramento (fio de terra) na instalação;

Tomadas: Não use benjamim para ligar mais aparelhos nas tomadas;

Eletrodomésticos: Nunca deixe nenhum eletrodoméstico sobre a pia (liquidificadores, batedeiras, espremedores etc.), especialmente quando estiverem ligados na tomada, e procure não os usar durante tempestades;

Antenas: Tome muito cuidado ao subir em telhados e manusear antenas, verifique principalmente se não está próximo da rede elétrica;

Limpeza: Jamais use garfo, faca ou objeto metálico em aparelhos ligados e só limpe esses equipamentos depois de se certificar de que eles estão fora da tomada;

Árvores: Tenha muito cuidado ao subir em árvores para colher frutos, ou efetuar podas. Se ela estiver próxima à rede elétrica existe risco de acidente;

Crianças: Atenção com as crianças. Tome cuidado com os dedos em tomadas, coloque sempre protetores nas tomadas e não deixe fios desencapados pela casa. Não permita que as crianças manuseiem sozinhas os aparelhos elétricos.

A CPFL Paulista alerta também em relação ao perigo de choque elétrico com fiação elétrica que eventualmente esteja rompida. Nesse caso, as pessoas devem ligar imediatamente para a distribuidora através do telefone gratuito 0800 010 1010 e isolar o local, impedindo a aproximação principalmente de crianças.

Mais informações sobre segurança com eletricidade podem ser acessadas no site da CPFL Energia, na página do programa Guardião da Vida https://guardiaodavida.com.br/.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 107 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,8 milhões de clientes em 696 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (99,94%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 4.304 MW, no final de setembro de 2019.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.