Pular para o conteúdo

Ataques de 11 de setembro de 2001: O mundo parou pra ver as torres gêmeas serem destruídas por um ataque terrorista. Relembre.

Os ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001.

Na manhã daquele dia, dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Wikipédia

 

https://www.youtube.com/watch?v=62wszGaVfic

No dia 11 de setembro de 2001, o JN é especial sobre os atentados ao WTC em NY. O JN foi indicado para o Prêmio Emmy pela cobertura dessa tragédia.

O dia 11 de setembro de 2001 ficou marcado na memória de bilhões de pessoas ao redor do planeta.

O ataque terrorista aos Estados Unidos não apenas chocou o mundo, mas deu origem às guerras do Afeganistão e do Iraque com a caça a Osama bin Laden (Al-Qaeda), provocou a crise econômica de 2007 afetando os mercados mundiais, transformou a segurança dos aeroportos e abalou a convivência entre o ocidente e o mundo islâmico com as ameaças terroristas.

Nessa reportagem especial, o jornalista Wagner Cantori analisa os impactos dos 15 anos do maior atentado terrorista da história e entrevista Rubens Antonio Barbosa, embaixador do Brasil em Washington na época do atentado (1999-2004); o cientista político, especialista em guerras e professor de Relações Internacionais (ESPM) Heni Ozi Cukier; o mestre em Direito e Economia e professor de Direito Internacional e Relações Internacionais (FAAP) Marcus Vinícius de Freitas; e o Sheik Jihad Hassan Hammadeh, presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas (UNI).

Reportagem: Wagner Cantori. Roteiro e Direção de Produção: Robson Fonseca. Produção: Cauê Martinelli. Imagens: Fábio Crispim, Luís Ricardo, Paulo Rios e Ricardo Andreo. Edição: Bruna Marcusso.

Jornalismo Novo Tempo | www.novotempo.com/jornalismo