“Tenho Dor Lombar, Qual A Melhor Posição Para Dormir?” – Fisioterapeuta Explica

Tá aí uma pergunta super frequente no nosso dia a dia do consultório.

Muitas pessoas tem dúvidas sobre qual posição é a mais adequada para dormir quando se tem dor lombar, seja ela proveniente ou não de lesões como hernia de disco, artrose, espondilolise e etc.

Há alguns anos atrás a crença unânime e a orientação da maioria dos profissionais era: durma de lado, com um travesseiro entre os joelhos!

Hoje, com toda a evolução das pesquisas e com todo o material que temos ao nosso favor em relação a tratamento e prevenção de lombalgias, podemos dizer que não existe apenas UMA posição adequada para dormir.

Sim, exatamente isso!

Por exemplo: num grupo de 100 pessoas com dor lombar, podemos encontrar pelo menos 3 tipos de preferências na hora de dormir ou apenas de deitar para um repouso.

Isso se deve a uma série de fatores que podem ser identificados através de uma avaliação com um Fisioterapeuta capacitado. Uma avaliação bem feita é capaz de identificar a direção de preferência de cada paciente e através disso identificar posições de conforto.

Nem sempre o que vale para seu amigo ou parente, vale para você!

Dormir de bruços que antes era considerado “ruim”, hoje pode-se dizer que em muitos casos é um super aliado que pode promover alívio dos sintomas.

Dormir de lado com travesseiro entre os joelhos é a posição “queridinha”  de muita gente e ela também é considerada benéfica para as dores lombares, bem como estar de barriga pra cima.

Os consensos mudaram, a área da saúde está em constante evolução, e rápida!

Procure um Fisioterapeuta para orientar qual a melhor maneira de dormir no seu caso em específico! Não se apegue a grandes regras e sim a aquelas que te fazem se sentir bem.

Uma noite bem dormida conta muito para a melhora e prevenção de dores lombares!

Soraya Couto Skaf – Fisioterapeuta da Cure Fisioterapia e Pilates, clínica especializada em prevenção e tratamento de lesões ortopédicas

Publicidade:
Anterior SEPARAR MENOS DE 1 HORA POR DIA, PODE SER DECISIVO PARA AFASTAR CRISES DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO
Próxima Descubra como preparar caipirinhas ideais para saborear durante a primavera