Pular para o conteúdo

Consumo de podcasts cresce no Brasil e especialista revela o motivo

Ouvir histórias reais tem se tornado um hábito dos brasileiros. Segundo um levantamento feito pelas plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Google Podcast e outras, em 2019 houve um aumento de 67% no consumo desse tipo de conteúdo com relação ao ano anterior.  Em 2020, apesar de ainda não terem apresentado números consolidados, os aplicativos também revelam aumento na procura e no consumo desse tipo de material.

Mas, com tanta tecnologia de vídeo atual, por que as pessoas estão consumindo mais áudio?

“As pessoas querem conteúdos reais, sem muitas produções. Querem se ver, ou melhor, ouvir no que está sendo produzido”, afirma o CEO da Tubelab, empresa  especialista em marketing de influência, Fred Furtado.

“Hoje em dia é possível encontrar todo tipo de podcast: bate-papos, documentários, autoajuda, aulas, narração de histórias e muitos outros. É um conteúdo de fácil acesso, de produção rápida e alcance incalculável”, explicou.

Ainda para o empresário, o fator responsável por atrair o público é a veracidade dos materiais produzidos.

“As pessoas buscam histórias reais, buscam compartilhar vivências de verdade, este é o tipo de conteúdo que gera relevância, engajamento e consumo”, diz. “Ninguém aguenta mais histórias criadas, produzidas para encantar mas que em nada se parecem a vida de verdade’”, finaliza.

*Fred Furtado está disponível para entrevistas e falar mais sobre o assunto.