Pular para o conteúdo

Exposição solar: cuidados básicos com as crianças 

 

Verão, férias e dias quentes deixam as crianças muito agitadas e muitos pais optam por aproveitar um tempinho na praia ou mesmo levá-las para curtir a piscina. Nesta hora de lazer na água, alguns cuidados precisam ser tomados para preservar a saúde delas, principalmente em relação à exposição ao sol.

Para quem não sabe, o nosso organismo precisa da vitamina D, responsável por absorver o cálcio e o fósforo. Ela pode ser obtida em diversas fontes, mas 90% do que precisamos vem de um hábito simples: tomar sol.

Porém, este mesmo hábito feito em excesso ou em horários não recomendados, sem a devida proteção, pode provocar queimaduras na pele, envelhecimento precoce e até câncer. E nas crianças e bebês, a pele é muito mais sensível, exigindo vários cuidados.

Use de roupas com proteção solar

A primeira preocupação que você precisa ter é sobre as roupas de praia que seus bebês e crianças vão usar durante o tempo que passar na praia ou na piscina. Vale investir em biquínis, sungas e maiôs com proteção solar contra os raios UV, evitando que a pele deles fique exposta diretamente ao sol.

Diversas marcas infantis investem pesado neste tipo de tecnologia e também em estampas incríveis para unir proteção e elegância, deixando as crianças sempre muito bem protegidas e confortáveis.

Use protetor solar adequado para o rosto

É um erro muito comum dos adultos aproveitar o protetor solar específico para o corpo e passar no rosto. Se o leitor já fez isso, não se condene, é muito cultural isso, mas é um comportamento que é preciso mudar.

O rosto fica muito tempo exposto ao sol e tem o tecido da pele muito mais sensível, exigindo o uso de um protetor solar específico para esta região do corpo.

Use e renove o protetor solar com FPS elevado

É comum ler nas embalagens dos protetores solares que eles não saem na água. Isso é muito bom, mas não quer dizer que eles funcionem para sempre, claro que não! É importante ler o que ele explica sobre o tempo de retoque e siga esta recomendação para deixar suas crianças sempre protegidas.

Opte por protetor solar com FPS acima de 50, eles protegem realmente a pele das ações nocivas do sol.

Hidratação constante

Os refrigerantes são saborosos e acessíveis em todo lugar, mas eles prejudicam a saúde dos pequenos. Se puder, evite a todo custo. Ofereça água, suco e outras opções para deixá-los sempre hidratados no verão. Isso vai deixar a brincadeira sempre mais divertida. Os sorvetes também fazem a alegria da criançada enquanto elas aproveitam a diversão na água.

Evite horário de maior incidência dos raios UV

Não deixe as crianças o dia todo expostas ao sol, isso é nocivo para a pele delas e pode gerar problemas de saúde no futuro. Aliás, inclusive os adultos precisam evitar a luz solar entre às 11h e 14h, momento em que os raios UV estão mais agressivos.

Para bebês, a recomendação é aproveitar alguns minutos logo pela manhã, antes das 9h, e no fim da tarde, após às 17h.