Saúde na terceira idade: 7 dicas de cuidados após os 60 anos


Preservar a saúde na terceira idade é fundamental para manter uma vida saudável e com o sentimento de bem-estar. 

Com hábitos diários, é possível ter bons níveis de glicose e colesterol no sangue, controle da pressão arterial e ter a disposição de um “menino” de 20 anos.

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira de maior idade está crescendo de forma mais rápida e a tendência é que seja maioria em alguns anos. 

Para se ter uma ideia, atualmente 14% da população representa pessoas com mais de 60 anos. 

De acordo com dados do mesmo instituto, a expectativa de vida aumentou consideravelmente nos últimos anos no Brasil. 

A idade média para  as mulheres atualmente é de 79 anos, enquanto para os homens é 72. 

Isso mostra o quanto as pessoas da terceira idade estão se importando com a saúde e a longevidade presente, demonstrando a necessidade de ampliar os cuidados para esse público, favorecendo mais qualidade de vida na terceira idade.

Assim, manter hábitos saudáveis na terceira idade pode trazer uma série de benefícios, entre eles, a prevenção de doenças, principalmente as que trazem situações crônicas, que podem afetar diretamente o bem-estar.

Por esse motivo, neste artigo serão abordados 07 cuidados para se ter com a saúde após os 60 anos. 

Ir ao médico com frequência

Ter uma boa qualidade de vida também consiste em prevenir e tratar adequadamente possíveis problemas de saúde.

Durante a terceira idade isso se mostra ainda mais necessário, pois o corpo passa por mudanças que aumentam a vulnerabilidade a certos tipos de doenças.

Por isso, é fundamental que as pessoas se atentem em ir ao médico com frequência, para fazer acompanhamento da saúde do corpo e da mente.

Caso haja algum problema, quanto mais cedo ele for diagnosticado, mais fácil é tratá-lo.

Ir ao dentista com frequência

Após os 60 anos, os dentes também ficam mais vulneráveis, assim como os ossos. Com isso as estruturas dentais se tornam mais suscetíveis a cair ou mesmo a desenvolver alguma doença bucal.

Isso ocorre por uma série de fatores, entre eles, a redução na produção de saliva, que faz a limpeza natural da boca e reduz o acúmulo de bactérias na cavidade.

Portanto, é fundamental ir ao dentista de plano odontologico ou particular para que o profissional acompanhe a saúde bucal, faça a limpeza profunda e realize a injeção de flúor nos dentes sempre que necessário para fortalecer a estrutura.

Assim, será possível prevenir problemas bucais. Contudo, caso seja encontrado algum ofensor, o tratamento precoce contribui para que seja eliminado com facilidade, evitando complicações.

É importante que os familiares também verifiquem a abrangência dos benefícios das operadoras e do pacote contratado, como no plano odontologico empresarial, para que os idosos também sejam contemplados com os tratamentos bucais de forma mais facilitada.

Manter o cérebro ativo

O cérebro precisa ser exercitado constantemente para que não haja perda da memória ou que doenças como o Mal de Alzheimer ou demência não sejam desenvolvidas.

Portanto, deve-se investir em hobbies, leitura e jogos de palavras que estimulem o raciocínio cerebral da pessoa de terceira idade.

Alimentação

Uma alimentação balanceada, repleta de nutrientes que são necessários para o funcionamento do corpo, é essencial para essa fase da vida, prevenindo diversas doenças e fortalecendo o organismo e imunidade.

Elementos essenciais para compor as refeições são:

  • Alimentos coloridos;
  • Verduras;
  • Frutas;
  • Vitamina D e C;
  • Cálcio.

Alimentos ricos em cálcio são indicados pelos especialistas da área medicinal e de convenio odontologico empresarial, pois deixam os ossos mais fortes e os dentes mais nutridos.

Já os alimentos processados, gordurosos e açucarados devem ser evitados, pois o mal que eles causam à saúde pode ser fatal. Isso porque podem comprometer os diversos tecidos do corpo, comprometendo estruturas como veias e artérias.

Por isso, os profissionais nutricionistas e dentistas de plano odonto empresarial não indicam esses elementos na alimentação por prejudicarem o corpo e a dentição.

Ingerir água

Mais da metade do corpo humano é feito de água, por isso, os especialistas recomendam que sejam consumidos diariamente dois litros de água, em média. 

A água faz com que o corpo funcione da melhor forma e também contribui com a limpeza dos dentes, além de produzir saliva que também tem a função natural de limpar a arcada dentária.

Por isso, os dentistas de plano dental coletivo empresarial recomendam o alto consumo de água.

Atividade física

Frequentemente se vê idosos se queixando de cansaço e dor muscular devido a idade, que sim, é um fator causador desses incômodos.

No entanto, isso se torna mais um motivo para manter a atividade física em dia. Além de propiciar a interatividade social com outras pessoas, ela ajuda a manter o peso e saúde em dia, prevenindo doenças respiratórias e cardiovasculares, por exemplo.

Existem diversas opções de exercícios para pessoas realizarem atividades, como:

  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Pilates;
  • Musculação;
  • Tênis.

Lazer

Como foi dito no tópico anterior, a interatividade social é importante para as pessoas da terceira idade para não se sentirem sozinhas e com problemas relativos à saúde mental, já que pode haver uma queda nas interações. 

A prática física contribui muito para isso, mas o lazer também. Então, ter programações divertidas, que gerem prazer é bom para as pessoas, como jogos e filmes, independentemente da idade. 

Desse modo, por meio de hábitos diversos e a consulta regular aos profissionais de saúde é crucial para a manutenção da saúde como um todo, garantindo uma terceira idade ainda mais saudável e de qualidade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Anterior Guaíra: Curso de serralheiro em aço e alumínio com inscrições abertas
Próxima Tendências de mídia social relacionadas a slots online