Dos filmes para a vida real: O que tem de tecnologia na sua casa hoje, que saiu das telonas

Descubra quais foram as tecnologias que já apareceram em filmes e hoje você utiliza na sua casa

A sétima arte é uma grande paixão e disso ninguém duvida. Nada melhor do que deitar no sofá e dar o play em um bom filme para se distrair. Mas durante o cineminha você já parou para reparar nas tecnologias que os personagens utilizam e você tem aí na sua casa?

Sim! Das mais diversas: fechaduras eletrônicas, sensor de luz, automação, inteligência artificial e várias outras que só víamos em filme e agora estamos usufruindo no conforto da nossa casa.

Se você nunca prestou atenção nessas coisas e agora está curioso, nós trazemos para você uma lista de filmes que abordam essas novas tecnologias que hoje fazem parte do nosso dia a dia. Então pega a pipoca e o refrigerante e confere o conteúdo a seguir!

Tecnologias em filmes

Certamente quem assistiu “2001: uma odisséia no espaço” no seu lançamento, em 1968, ficou abismado com o que seria o futuro. Robôs, inteligência artificial e o enorme monólito negro representavam um futuro utópico que chegou a assustar muitos espectadores.

Da mesma forma, filmes como os da saga Star Wars e até mesmo desenhos como Os Jetsons traziam uma imagem de futuro com altas tecnologias e carros voadores. Bem, os carros voadores vamos ficar devendo, mas altas tecnologias temos e vamos provar!

Abaixo listamos alguns filmes que abordaram tecnologias que podem ter passado despercebidas em um primeiro momento, mas que hoje estão mais que incorporadas na nossa vida cotidiana. Confere!

2001: uma odisséia no espaço

Começamos essa lista com “2001: uma odisséia no espaço” porque, sem dúvidas, este foi um filme que quebrou paradigmas. Inúmeras foram as tecnologias abordadas em “2001” que hoje em dia parecem até simples para nós.

2001 previu não só o tablet, como a forma que mais usamos ele: como distração na hora das refeições. Previu também chamadas de vídeo, reconhecimento facial e tvs individuais nos aviões para a gente matar aquelas horinhas a bordo.

E se na década de 1960 conversar com computadores era ficção científica, hoje em dia o HAL 9000 seria um grande amigo para Siri, Cortana e Alexa. “2001” também nos prometeu viagens pela quinta dimensão, mas até agora não temos notícia.

Quem sabe daqui há uns anos, né? Vamos esperar para ver!

Star Trek

Ainda na década de 1960 surge a saga Jornada nas Estrelas que traz um boom de previsões tecnológicas para as décadas seguintes. E se tem uma coisa que já dá para perceber é que todos esperavam muito pelo momento de fazer chamadas de vídeo porque em Star Trek, elas também aparecem.

Além disso, a série também previu telefones sem fio, GPS e tvs tela plana iguais a essa que, certamente, você tem em casa. Além de tudo isso, portas automáticas também apareceram em Star Trek, não é incrível?

Minority Report

Em 2002 Tom Cruise entrou na nossa casa e na nossa vida na pele do detetive John Anderton e nos apresentou a tecnologias até então pouco conhecidas. E se o galã precisou esperar até 2025 para ter acesso a muitas delas, nós fomos muito mais rápidos.

Não foi preciso, por exemplo, esperar até 2025 para usufruir do touchscreen usado por ele e popularizado poucos anos depois. A leitura biométrica da retina também foi um avanço saído das telinhas direto para as residências.

007: Um novo dia para morrer

A famosa saga de James Bond nos apresentou a dispositivos que eram liberados graças à leitura de impressões digitais. Sim! Foi o personagem de Pierce Brosnan que nos deixou com inveja de usar a biometria.

E se para Bond ela era usada apenas em celulares, o que já era um grande avanço para a época, hoje conseguimos usar a biometria também para abrir portas com fechaduras eletrônicas.

Amores Eletrônicos

Amores Eletrônicos é um filme pouco conhecido, se comparado com os outros dessa lista, mas que apresentou uma tecnologia que é o sonho de qualquer pessoa hoje em dia: a automação residencial.

Quem aí nunca sonhou com uma inteligência que controle tudo dentro de casa? Pois é! Acender e apagar luzes, trancar portas, abrir ou fechar cortinas, ligar o ar condicionado ou a tv, tudo isso feito pelo celular, tablet ou computador. É muito conforto!

Her

Finalizamos a lista com “Her”, filme de 2014 do diretor Spike Jonze. E se tem uma coisa que podemos afirmar é que no quesito conversar com computadores, “2001: uma odisséia no espaço” andou para que “Her” pudesse correr.

Isso porque o personagem Theodore não só conversa com sua assistente virtual de computador, como se apaixona por ela. É algo como, hoje em dia, passarmos o dia conversando com a Alexa e nos apaixonarmos por ela.

Mas fala sério! Essa mistura de automação residencial com Hal 9000 é mesmo apaixonante.

Tecnologias de filmes em casa

Existem muitos outros filmes que trouxeram sensores por luz, controle por dispositivos móveis e várias outras tecnologias que hoje estão ao nosso alcance. Cada vez mais populares no Brasil, as tecnologias usadas em residências contribuem para uma rotina mais sustentável.

A exemplo do uso de energia solar, sistema de reutilização de água e a automação de equipamentos que contribuem para reduzir desperdícios. É cada dia mais progresso e conforto em casa!

Anterior Analfabetismo Financeiro: como ele influencia a economia brasileira
Próxima Como gerar energia morando no campo