Pular para o conteúdo

Como se comunicar de forma eficaz no ambiente corporativo?

Rafael Lopes, especialista em comportamento social e relacionamentos, dá dicas de como se comunicar melhor no ambiente de trabalho

“A habilidade de se comunicar é essencial na nossa vida hoje e a comunicação foi responsável pela evolução humana”, assim o Rafael Albano Lopes, especialista, ressalta a importância da boa fala. “Falar bem é importante para os três pilares do nosso relacionamento, sendo eles pessoal, amoroso, sobretudo nos négócios”, acrescentou.

E atualmente o que as empresas estão mais buscando são profissionais que saibam se expressar em diferentes situações, que conseguem envolver o ouvinte no momento certo, com as palavras certas, convencendo clientes, explicando ideias, estabelecendo uma estratégia. “Já foi comprovado que as empresas contratam muitos mais as pessoas que têm habilidades sociais e que sabem se comunicar melhor, elas contratam mais essas pessoas do que as que têm conhecimentos técnicos específicos”, avisou Rafael.

Contudo, saber se comunicar é algo que requer preparação, pois a boa maneira de falar e de entregar uma ideia bem elaborada, por meio do diálogo, pode abrir portas, sobretudo para quem está procurando emprego e quer se sair bem em uma entrevista. Mas, nem todos têm essa desenvoltura diante um público, por isso vale investir em cursos de oratória. “Sim, vale a pena aprender conceitos de ferramenta de comunicação, storytelling, gatilhos mentais, porque isso tudo vai fazer diferença na forma que você se comunica”, finalizou.

Veja essas 7 dicas de Rafael Lopes para se comunicar melhor.

1) A mensagem deve ser clara ou objetiva: a coisa mais importante na comunicação é que a mensagem deve chegar ao receptor (ou ouvinte) de maneira clara e objetiva. Então tome cuidado tanto quando você é o emissor quanto o receptor. Você precisa falar a linguagem do receptor.

2) Ouvir atentamente antes de falar: você precisa ouvir atentamente antes de falar para evitar interpretações distorcidas. Quanto mais você ouve mais você vai entender o ponto de vista daquela pessoa, e aí sim vai melhorar a comunicação.

3) Aguardar seu momento de fala: o pior tipo de conversa é aquele que a pessoa não escuta para entender, e sim para responder. Isso acontece muito no nosso dia a dia onde as opiniões estão muito polarizadas. Escute para entender o ponto de vista do outro, e não para apenas mostrar o seu.

4) Praticar escuta ativa e declarações empáticas: escuta ativa é aquela escuta que contribui para comunicação, através de perguntas certas, de comentários pertinentes. Isso ajuda e incentiva a pessoa a falar mais. Declarações empáticas ajudam a manter o foco na pessoa que está falando, confirmando que você acredita e apoia aquilo que a outra pessoa falou.

5) Fazer uso de gatilhos mentais: gatilhos mentais são uma ferramenta incrível para você demonstrar valor para outra pessoa durante uma conversa sem parecer arrogante e egocêntrico, pois você estará subcomunicando informações de forma sutil, fazendo a outra pessoa ter uma percepção positiva de você.

6) Fazer uso de ferramentas de Storytelling: a arte de contar histórias é uma excelente ferramenta para você prender atenção das pessoas. Histórias devem ter emoção, entonação de voz, surpresas, suspense, altos e baixos. São esses elementos que fazem uma história ser gostosa de ouvir.

7) Respeitar o limite de intimidade: algumas pessoas não possuem o bom senso de respeitar o limite de intimidade e acabam tocando em assuntos não pertinentes à situação. É importante você ser autêntico, mas precisa entender que para ser socialmente aceito você não pode falar o que quer, na hora que quer.

Sobre Rafael Lopes

Ajudar os homens a conquistarem suas melhores versões é o objetivo do consultor Rafael Lopes. Conhecido na internet como Nerd Sedutor, o especialista em comportamento social e relacionamentos dá mentorias para o público masculino de como desenvolver as aptidões pessoais e alcançar resultados quando o assunto conquista amorosa.

Muito se engana quem resume o trabalho desse gaúcho, natural de Dom Pedrito, apenas como técnicas “para pegar mulheres”. Através do desenvolvimento da imagem pessoal e online, dicas de moda, postura e comunicação, Rafael Lopes auxilia na mudança de comportamento que, segundo ele, também traz resultados duradouros e de impacto para a sociedade.

Além de seu canal no Youtube, que já conta com quase meio milhão de seguidores, Rafael Lopes também é CEO do aplicativo Jogo do Texto. A plataforma com 70 mil usuários cadastrados e cinco mil ativos reúne orientações e estratégias para se dar bem ao iniciar um relacionamento.

O sucesso do Nerd Sedutor vai além do meio digital. O especialista já palestrou no evento social Experience 2.0, participou da Imersão Boss como convidado 2017 e como palestrante nos dois anos seguintes. Em 2020 fez uma palestra no evento solidário Arrasta para Cima, no Allianz Parque, local que serviu de palco para o pedido de casamento de sua então namorada.

Com anos de experiência e uma legião de seguidores, Rafael Lopes, ou o Nerd Sedutor, deseja que cada vez mais homens deixem de reproduzir discursos obsoletos e de desrespeito às mulheres e sejam mais engajados e maduros nos relacionamentos sociais.