Pular para o conteúdo

4 dicas sobre educação financeira infantil

Diante da incerteza econômica causada pela pandemia, a educação financeira se tornou um tópico essencial para as famílias. Mas o entendimento de finanças não deve se restringir aos adultos e é interessante que, desde cedo, as crianças também tenham noção de como administrar o dinheiro.

Pensando em ajudar os pais que querem educar os pequenos a ter consciência financeira, o Claudio Munhoz, coach e consultor financeiro em São Paulo que atende pelo GetNinjas, selecionou algumas dicas sobre o assunto. Confira as orientações:

1 – Por que na infância?

Claudio aponta que é interessante que a educação financeira aconteça na infância por dois motivos: as crianças são mais propícias física e mentalmente a aprender, pois estão na fase de desenvolvimento da personalidade e de autonomia. Além disso, outro argumento é o fato de que nesta fase não há vícios de aprendizados ou crenças limitantes sobre dinheiro. Sendo assim, é mais fácil ensinar o correto aos pequenos.

2 – Crianças vs Finanças familiares

Alguns pais receiam em deixar as crianças saberem das despesas do lar e esquecem que é daí que a primeira lição financeira pode começar. Para Claudio, todos os que contribuem com os gastos devem estar cientes das finanças, inclusive os pequenos. Dessa forma, os caçulas começam a entender na prática como usar e não usar o dinheiro.

“A criança deve ser incluída no planejamento familiar e estar a par de como andam as finanças da casa assim como todos os integrantes. Obviamente esta inserção no conhecimento do orçamento doméstico deve ser feito de acordo com a maturidade dos filhos e com a intenção de promover o pertencimento familiar de todos”, explica o profissional.

3 – Mantenha o controle da mesada

Além de fazer a alegria da criançada, a mesada ajuda na educação financeira, pois cria o senso de responsabilidade. Dessa forma, a quantia ajuda o pequeno a entender o valor de cada coisa, bem como auxilia na assimilação de contas matemáticas. Aos pais que pensam em implementar a técnica, a dica é verificar o orçamento familiar e ver quanto pode ser destinado à mesada. Após esta primeira ação, é importante estabelecer acordos com regras claras para a criança.

4 – Onde os pais erram?
Como figuras de referências, os pais devem se atentar para não cometer erros que podem comprometer a educação dos pequenos. Para Claudio, a frase “quero dar ao meu filho o que eu não tive” pode minar a consciência financeira das crianças.

Isso porque a infância é o momento crucial na formação das crenças financeiras e tudo aquilo que os pais creem afeta os filhos. Sendo assim, não é aconselhável transmitir à criança o peso de receber algo que os pais não tiveram.

Além disso, mesmo após a implementação da mesada, os pais devem se atentar para não usar a quantia de forma equivocada. No caso, não se deve direcionar prêmios ou punições à mesada como reflexo do desempenho escolar ou do comportamento. Ao associar recompensas e castigos ao dinheiro, a criança pode entender que o problema está relacionado ao dinheiro e não a ação que foi feita. É importante que os pais corrijam a atitude do filho sem afetar a mesada.

Sobre o GetNinjas
Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, que são realizados por profissionais de diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros, e que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas, listado em 2021 no Novo Mercado da B3, foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.