Método detecta presença de Aedes Aegypti antes da proliferação de dengue entre humanos

Rentokil desenvolveu solução eficaz que permite trabalho de prevenção

Com a aproximação dos períodos mais quentes e maior condição de chuva por conta do verão, uma preocupação recorrente começa a pairar nos serviços de controle de epidemias: a proliferação do Aedes Aegypti. O mosquito, já conhecido de toda população, é o responsável por disseminar doenças como dengue, zika e chikungunya. É muito comum que ações de combate a este transmissor se iniciem após o registro dos primeiros casos das enfermidades em uma determinada cidade ou região, mas e se fosse possível detectar a ameaça antes da proliferação da doença? É esta solução que a Rentokil, líder global em serviços comerciais de controle de pragas, saúde pública e higiene, está oferecendo.

A multinacional desenvolveu o MIRA360° – uma solução que pode ser utilizada pelos serviços públicos, empresas e, até mesmo pela população – no monitoramento de pontos prováveis de reprodução dos mosquitos para capturar a fêmea grávida e realizar o exame de detecção viral. Amplamente divulgado, o PCR – utilizado para identificar a presença do coronavírus em humanos – é realizado no mosquito para detectar se este pode ou não transmitir a dengue e outras doenças.

“Após esta descoberta, com o aval do cliente, nossos técnicos licenciados e treinados podem intervir no ambiente para um combate intensivo à infestação nos diferentes estágios de desenvolvimento do mosquito: larva e adultos. O objetivo é a redução populacional do mosquito por meio de técnicas como termonebulização, atomização, uso de larvicida e aplicação UBV. Impedindo assim o início do contágio”, explica Carlos Peçanha, diretor técnico da Rentokil.

A empresa ainda elabora um plano de ação personalizado específico para cada espécie/caso encontrado no ambiente, com medidas de controle populacional para evitar novas infestações. Armadilhas, repelentes aerosol e totens com repelentes para pele são alguns dos recursos utilizados pela Rentokil para proteger a propriedade dos clientes e de seus frequentadores. Além disso, os técnicos também indicam quais mudanças podem ser realizadas em torno de sua propriedade para eliminar focos de proliferação como redução da vegetação crescida e remoção de água parada.

Sobre a Rentokil

Com 95 anos de experiência e com um time com cerca de 35 mil funcionários espalhados por mais de 80 países em que atua, a Rentokil é a marca de controle de pragas mais renomada no mundo. O elevado conhecimento aliado a soluções pioneiras faz com que a multinacional entregue proteção, tranquilidade e qualidade de vida para empresas e residências, além de proteger a saúde, as instalações e a marca de seus clientes.

Certificada com as normas ISO 9001 e ISO 14000, a Rentokil conhece bem as pragas, o seu ciclo de vida, bem como os seus hábitos e, com base nesse conhecimento, oferece soluções rápidas, eficazes e adequadas às necessidades específicas de cada cliente. Reconhecida pela importância que dá ao meio ambiente, à sustentabilidade e à saúde pública, a empresa tem sido escolhida para cuidar de alguns dos maiores eventos do planeta – como Arena do Grêmio e Olimpíada Rio-2016, entre outros; de grandes empresas e da sua casa.

Anterior Hidrate-se bem e saiba quais bebidas podem irritar a bexiga
Próxima Síndrome Alcoólica Fetal, um risco ao bebê que pode virar uma vida de drama