Pular para o conteúdo

Você sabia que 31 de outubro é Dia do Saci?

Ilustração do livro O Saci-Pererê, da Editora FTD

Cada vez mais a comemoração do Halloween toma conta do calendário das crianças. Mas o dia 31 de outubro também celebra uma figura folclórica muito famosa no Brasil: o Saci-Pererê. A data foi sugerida em 2003, por meio do projeto de lei federal nº 2762/2003, mas somente em 2013 o projeto de Lei Federal n.º 2.479, instituiu o 31 de outubro como o Dia do Saci.

A lenda

Estima-se que histórias sobre o Saci tenham surgido por volta do século XVII no Brasil. Ele foi adquirindo as características atuais ao chegar no Norte do país: um menino de uma perna só (a outra perna teria sido perdida em um embate de capoeira), de gorro vermelho, que se move em um redemoinho. Gosta de pregar peças, esconder objetos das pessoas, dar nó nas crinas e rabos dos cavalos e azedar os alimentos. A entidade é protetora das florestas e também muito sapeca.

De acordo com a professora de Arte do Colégio Marista Anjo da Gurda, Marli Mendes de Campos, comemorar a data é importante para valorizar a cultura brasileira e a nossa identidade. “Lembro da minha avó contando histórias de traquinagens do Saci. Ela acreditava mesmo, e eu também. Uma sugestão para vivenciar esse dia com as crianças é fazer brincadeiras que estimulem a imaginação”, aconselha.

Registros

O escritor Monteiro Lobato foi um dos responsáveis por disseminar a lenda por meio dos livros “Sítio do Pica-pau Amarelo”. Posteriormente, foram criados programas de televisão e desenhos que tornaram a lenda ainda mais conhecida.

Sobre os Colégios Maristas:  os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.