Início » Como melhorar a cultura organizacional de seu negócio

Como melhorar a cultura organizacional de seu negócio


Pessoas foto criado por jcomp – br.freepik.com

A cultura organizacional é um conceito importante para a gestão de um negócio, permitindo ao seu administrador conhecer a fundo o funcionamento do seu projeto, atuando para conduzir a melhor relação possível a tal projeto, em campos internos e externos.

Isso porque o sucesso de uma companhia não depende apenas do seu número de venda, mas sim da maneira como tal percentual é alcançado, através de estratégias especializadas, capazes de otimizar essa relação de vendas.

E para aprimorar os seus resultados comerciais, uma empresa precisa adotar métodos que permitam a ela se relacionar bem com todos os colaboradores disponíveis em sua relação, passando pela sua audiência de clientes, pelos concorrentes e pelo público interno.

Como o caso de uma empresa que ofereça serviços como uma administradora de condomínios, sendo necessário se relacionar com os moradores de tais conjuntos residenciais, mas também com os funcionários internos desse empreendimento.

Encanadores, eletricistas, jardineiros, profissionais de limpeza, entre outros. Uma série de funções a serem executadas por profissionais capacitados, de forma a manter em relevância os serviços oferecidos por essa administradora.

Essa variedade de funcionários, com diferentes especialidades, podem ser contratados diretamente pela empresa ou por meio de serviços terceirizados, contando com o apoio de outras companhias especializadas em um tipo específico de serviço.

Sendo o caso de uma companhia que opera com a terceirização de portaria e limpeza, onde esse contingente de funcionários é especificado de acordo com as necessidades do contratante, como o número de casas nesse condomínio.

Para garantir a melhor relação possível entre esses ativos internos uma empresa deve adotar técnicas otimizadas de associação com o seu público interior, por meio de uma organização clara e elaborada, de acordo com os objetivos de uma companhia.

No que consiste uma cultura organizacional?

Para compreender os benefícios trazidos por esse tipo de sistema à sua empresa, primeiro é preciso entender como esse conceito opera, através de um conjunto de ferramentas que permitem a um empreendimento um melhor entendimento sobre suas atividades.

E o principal conceito por trás de uma cultura organizacional é a adoção de estratégias que permitam um melhor direcionamento das suas ações, de acordo com os valores e objetivos previamente definidos pelo comando de uma empresa.

Uma fábrica de brindes empresariais personalizados, por exemplo, que preza pela qualidade dos seus produtos, sendo esse o principal motim por trás dos seus métodos de comunicação, não pode entregar ao mercado peças de produção duvidosa.

Afinal, o preço mais elevado dessa marca em relação aos seus concorrentes se dá justamente pelo diferencial presente em seus produtos, por meio de brindes que se destacam pelas suas boas condições, utilizando materiais de ótima qualidade.

Logo, esse ideal de qualidade acaba sendo o principal espírito motivador da companhia, definindo os mais diferentes aspectos dessa empresa, como nos citados métodos de comunicação, passando pelos mais diversos setores internos.

Dessa forma é possível definir a cultura organizacional como um conjunto de hábitos, crenças e valores, todos voltados a um objetivo específico, o que refletirá no maior diferencial desse empreendimento, capaz de destacá-lo no mercado.

Técnicas voltadas a otimizar a sua relação com um ativos mais importantes de uma empresa, como uma fábrica de secador de ar, que fornece produtos para o setor industrial. Sim, os seus produtos são essenciais, mas o capital humano também tem o seu destaque.

Afinal, são esses profissionais os responsáveis por colocar em prática a missão e os valores definidos por uma companhia, agindo como o principal contato entre a empresa e o seu público externo.

E as vantagens relacionadas a adoção de uma cultura organizacional em seu empreendimento costumam surtir efeitos em ambos os lados dessa relação, tanto da audiência exterior como interior.

Os benefícios dessa cultura em sua empresa

Uma cultura organizacional permite que a sua companhia alcance os seus objetivos estipulados, ao mesmo tempo que passa a contar com uma série de vantagens comerciais, que trabalharão com o seu diferencial em relação a outros nomes presentes no mercado.

Entre essas vantagens se destaca:

  • Atração e manutenção de profissionais qualificados;
  • Melhor gerenciamento da empresa;
  • Ambiente de trabalho otimizado;
  • Processos agilizados em sua companhia;
  • Maior satisfação dos clientes.

Dos tópicos citados um que mais chama atenção é sobre o contentamento do seu público, ainda mais por ser uma relação que não se adequa ao movimento interno de uma empresa, ao qual se associam todos os outros benefícios citados.

Isso acontece por causa de um conceito relacionado, que é o clima organizacional, ou seja, a percepção que esse público ou os colaboradores de uma empresa possuem sobre um negócio específico, indo de confeitarias a empresas de contabilidade.

Dessa forma é possível definir a cultura organizacional como um movimento essencial para o progresso de uma companhia, pois apenas com um bom gerenciamento interno é que esse projeto terá condições de ser bem reconhecido, ao apresentar um bom trabalho.

E para otimizar a realidade do seu empreendimento nesse sentido é preciso adotar estratégias especializadas, capazes de alinhar a sua empresa aos preceitos definidos antes, e pelos valores que serão procurados pelo seu público consumidor.

Otimizando a cultura organizacional do seu negócio

A definição de uma missão e dos valores a serem seguidos pela sua empresa é um conceito trabalhado há anos pelos profissionais de marketing. O grande diferencial nos últimos anos é a forma com que o público passou a se importar com isso.

Com uma audiência cada vez mais consciente, não basta para uma companhia se dizer preocupada com a causa ambiental se ela não adota práticas internas que reduzam a produção de lixo, ou realiza um descarte inadequado dos seus resíduos.

É um tipo de relação averiguada por um consumidor em busca de mascara de algodão comprar, tendo as condições de produção desse material como um dos diferenciais na hora de escolher por uma empresa específica entre os concorrentes disponíveis.

Para garantir que o público encontre o melhor serviço possível, com base nas atividades internas do seu empreendimento, é importante estar atento a alguns conceitos, como:

Mapeamento de adversidades

Não é possível resolver pendências internas em sua empresa sem que elas sejam identificadas. Logo, para que a sua cultura organizacional seja praticada da melhor maneira possível, sem nenhuma interferência interna é preciso conhecer os seus problemas.

O conhecimento profundo sobre as suas atividades internas e sobre os responsáveis por cada uma das atividades relacionadas ao progresso da sua empresa, permite ao gestor encontrar as melhores soluções para qualquer eventualidade que ocorra na companhia.

Produza campanhas internas

Se o público externo precisa de campanhas comerciais, para que eles sejam informados ou até relembrado sobre as características dos seus produtos e serviços, algo similar acontece com o público interno, que necessita ser constantemente visto por sua companhia.

Celebrações de final de ano ajudam a trazer um bom clima corporativo para a sua empresa, assim como a oferta de consultoria e treinamento permite com que esses agentes internos entreguem o melhor trabalho possível.

Renove o quadro de funcionários

Se uma companhia precisa se renovar com frequência, de forma a acompanhar as mudanças sociais do mercado no qual atua, não é nenhuma surpresa o fato desse mesmo tipo de renovação ter de acontecer nos ambientes internos dessa companhia.

A contratação de novos nomes permite que uma empresa tenha ao seu alcance um quadro enérgico de profissionais, que entram no mercado de trabalho dispostos a cooperar nesse processo constante de atualização da companhia.

Por outro lado, é importante estar atento à taxa de churn, ou seja, a rotatividade de funcionários, pois perder um profissional capacitado para a concorrência pode representar um grande perda de capital humano para essa companhia.

Profissionais esses que muitas vezes foram preparados pela própria empresa em si.

A organização na contratação de funcionários

Se o conceito de cultura organizacional é tão importante para administração do ambiente interno de uma empresa, é importante que os seus funcionários conheçam tais preceitos internos desde o início de sua jornada junto à companhia.

Para isso um escritório de serviços contábeis, por exemplo, deve analisar além das capacidades técnicas desses profissionais durante o processo de contratação, estando alerta também para a associação entre os valores da empresa e desse novo empregado.

Além de traçar o perfil adequado a ser contratado, é importante informar a todos os candidatos quais são os métodos de trabalho da companhia, de forma com que eles não se sintam pressionados a cumprir uma função da qual não foram esclarecidos.

Isso porque a falha de um profissional acaba por ser também a falha de uma companhia, que precisa adotar um sistema organizacional que melhor se adeque aos objetivos desse empreendimento, de forma com que essa cultura seja vista como base para suas relações.

Algo capaz de aprimorar as suas atividades internas, e por consequência disso, otimizar também a sua relação com o público externo, entregando o melhor resultado possível para os seus consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.