Pular para o conteúdo

10 características empreendedoras fundamentais para o sucesso de qualquer negócio

Divulgação/Freepik

 

Pelo menos 50 milhões de brasileiros pretendem abrir um negócio nos próximos três anos. É o que revela a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada com apoio do Sebrae. Segundo o estudo, em apenas um ano, a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil cresceu 75%, passando de 30%, em 2019, para 53%, em 2020.

De acordo com o empresário serial José Paulo Pereira Silva, mestre e doutor em Administração de Empresas e pós-doutor em Relações Internacionais, a atividade empreendedora exige atributos fundamentais. No dia a dia, estas atitudes são cruciais para a conquista de resultados excepcionais.

José Paulo é CEO do Grupo Ideal Trends, um dos maiores conglomerados do ramo de tecnologia da América Latina, e autor do livro Lições para você construir negócios exponenciais. Ele compartilha a lista de características empreendedoras fundamentais para o sucesso. Confira!

  1. Tenha iniciativa

Agir com proatividade, buscar expandir negócios e aproveitar oportunidades. O empreendedor é aquele que analisa o presente tendo o que acontecerá no futuro como perspectiva.

  1. Seja persistente

Os erros cometidos são irrelevantes, assim como as dificuldades enfrentadas no caminho. Quem quer administrar um negócio deve persistir, ajustar ou mudar os planos para superar as adversidades.

  1. Corra riscos calculados

Trabalhe para ter e criar alternativas. Assim, mesmo diante de uma situação não planejada, você terá os instrumentos para contorná-la.

  1. Exija qualidade e eficiência

É fundamental entender a necessidade de melhorar o negócio e os produtos continuamente para satisfazer e exceder as expectativas dos clientes. Para isso, deve-se criar procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.

  1. Tenha comprometimento

O empreendedor assume responsabilidades e não coloca a culpa nos outros. Ele deve firmar este compromisso para atuar com a equipe na busca por resultados.

  1. Busque conhecimento

Sempre esteja de olho nas formas de aprender e atualizar aquilo que já sabe. Entenda que o grande sábio é aquele que reconhece que não tem conhecimento suficiente, mas se esforça para adquiri-lo de forma contínua.

  1. Estabeleça metas

É importante ter uma visão clara, de longo prazo, e criar objetivos mensuráveis com indicadores adequados, que facilitem o monitoramento do negócio a qualquer momento.

  1. Planeje e monitore

É vital ter um planejamento estratégico para a empresa. Isso faz parte de uma visão holística do negócio e das reais potencialidades. Mas não basta planejar. É preciso executar e acompanhar aquilo que está sendo feito.

  1. Tenha uma rede de contatos

Para que o empreendedor possa vender, é preciso criar estratégias para obter apoio para os projetos, vindo de pessoas chave, e desenvolver redes de contatos e relacionamentos.

  1. Confie no seu instinto

Um líder empreendedor precisa confiar no instinto e na própria opinião, mas não deve deixar de ouvir a opinião e o conselho dos outros.

José Paulo pontua que, para se criar uma grande organização se leva tempo e dá trabalho, mas para destruí-la é rápido, basta que faltem com integridade. Para que isso não ocorra com você, que deseja empreender, ele deixa uma dica de ouro. “Uma empresa só pode ser a melhor se ela contar com a confiança de todas as partes envolvidas, seja dos colaboradores, fornecedores ou clientes. Não tolere a falta de integridade”, finaliza.

Serviço
Lições para você construir negócios exponenciais
(Autor: José Paulo Pereira Silva | Editora: Ideal Books | 352 páginas | Preço: R$ 49,90 | Link de compra: site do autor e Amazon)