Pular para o conteúdo

Medidas práticas evitam que você seja vigiado pelo WhatsApp

 

Infelizmente, crimes virtuais em plataformas como o WhatsApp tem se tornado cada vez mais comuns. Assim, uma das questões mais recorrentes atualmente no campo da legislação brasileira é a implementação de leis que reforçaram as punições para crimes virtuais. 

Ou seja, a invasão de qualquer dispositivo móvel que contenha informações de caráter privado é crime passível de detenção entre quatro e oito anos de cadeia.

Dessa forma, ganham ainda mais importância as práticas que podem ser adotadas no dia a dia para que você evite ser vigiado pelo WhatsApp.Isto tanto através de golpes que utilizam da sua senha ou de softwares de programas espiões que podem ser manipulados à distância por meio de outros dispositivos eletrônicos.

Tais atos incluem ter o telefone manipulado por namorados (as), esposas, maridos e outros membros da família. E caso você ache que está sendo vítima de uma dessas práticas, saiba como se defender a garantir a segurança de seus dados.                                                                                                           

O que diz a Lei sobre ser vigiado pelo WhatsApp

A Lei nº 4.155 reforça as punições para o crime de fraude eletrônica. Ou seja, quem utiliza dispositivos para obter informações de uma vítima por qualquer meio online, inclusive o WhatsApp. A pena para esse tipo de crime é de quatro a oito ano de reclusão.  

Como se proteger de ataques feitos pelo WhatsApp   

Restaure as configurações de fábrica do celular: para fazer isso, geralmente as configurações são bastante similares para os dois tipos de aparelhos – Android e iOS. Assim, acesse os “Ajustes” e selecione o segmento “Geral”. Posteriormente, role a tela para baixo, escolhendo a opção “Redefinir” e depois selecione “Apagar Conteúdo e Ajustes”. Insira sua senha e clique em “Apagar iPhone/ apagar Android”, para, assim, restaurar as configurações originais de fábrica do telefone.

Mantenha os cuidados ao manusear o aplicativo: isso é muito importante no momento em que você passa a utilizar com frequência o WhatsApp através de outros dispositivos, como em computadores públicos ou no ambiente de trabalho. Por vezes não temos consciência de quem está observando nessas situações, então redobre a atenção.                                                                                                   

Deslogue o WhatsApp Web: nunca esqueça de deslogar o WhatsApp Web do programa quando não estiver no local. Assim, você não permite que outras pessoas possam visualizar as suas informações através de sistemas aos quais você está conectado. Para isso, entre no menu “configurações” (onde estão os três pontos, no canto superior direito da tela).Posteriormente, selecione o ícone “dispositivos conectados”. Vai abrir uma nova tela com todos os computadores em que o aplicativo está conectado. Você pode selecionar os locais que deseja deslogar clicando no ícone correspondente.                                                                     

Ativação da conta em duas etapas: ative a confirmação em duas etapas e coloque um endereço de e-mail para que você consiga redefinir o seu número de PIN (caso seja essa a sua intenção). Além disso, jamais compartilhe o seu código de confirmação em duas etapas;

Visibilidade da foto: uma outra dica importante é deixar a foto visível somente para os seus contatos. Assim você evita que ela seja utilizada sem a sua permissão em diversos tipos de situações sem a sua permissão.