Pular para o conteúdo

Saiba os cuidados necessários para evitar golpes ao utilizar a assinatura digital

A transformação digital já é uma realidade em diversos setores. Segundo uma pesquisa da Sambatech, divulgada este ano, aproximadamente 75% das empresas brasileiras já estão implementando estratégias de digitalização em algum nível. Esse fenômeno afeta diretamente a vida das pessoas que usufruem dos produtos e serviços dessas organizações. Na maioria das vezes, isso significa se adaptar à mudança de processos manuais para digitais, como é o caso das assinaturas de contratos.

A assinatura digital é uma tecnologia que autentica documentos eletrônicos por meio de chaves criptográficas. O certificado digital identifica os signatários, protege as informações e garante a validade jurídica. Esse tipo de assinatura pode ser utilizado em contratos, procurações, laudos médicos, atestados, entre outros documentos que demandam autenticação.

Segundo a professora Roberta Salvático, responsável pela disciplina “Tecnologia e Proteção: LGPD e Marco Civil da Internet” nos cursos de pós-graduação do Centro Universitário Newton Paiva , a assinatura digital é bastante segura, além de ter validade legal. Ela destaca ainda a comodidade e a sustentabilidade. “Com essa opção, temos uma economia de tempo, dinheiro, energia, e claro, o meio ambiente agradece, já que evita a utilização de papel. Tudo se resolve de forma rápida, em meio digital”, avalia.

Risco de golpes

Roberta explica que, apesar dos inúmeros benefícios, a utilização de plataformas de assinatura digital também pode oferecer riscos. Isso porque, para utilizá-las, o usuário deve se cadastrar, inserindo dados pessoais como nome completo, CPF, identidade, endereço e e-mail, além de criar uma senha. Em algumas situações, as plataformas solicitam que o documento de identidade seja escaneado e enviado.

“Todo cuidado é pouco. Uma dica importante é fazer uma busca na internet para se certificar da reputação do site antes de inserir dados, buscando informações como histórico de vazamentos, por exemplo. Caso o usuário escolha uma plataforma que não seja segura, seus dados poderão ser expostos e pessoas mal intencionadas podem se aproveitar disso para aplicar golpes”, orienta Roberta.

Além disso, outra medida importante na escolha da plataforma é a leitura atenta dos termos de uso e da política de privacidade, para saber como os dados são tratados e se estão devidamente protegidos. A escolha do usuário se dará pelas suas necessidades, pelo que é oferecido e por quanto está disposto a desembolsar pelo serviço, já que a maioria delas são pagas. Roberta cita DocuSign, Small PDF, I Love PDF, ClickSign, Adobe Sign e Contraktor como referências quando o assunto é assinatura digital.

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 49 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais.
Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária.

Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.