Pular para o conteúdo

Como criar um vídeo currículo de destaque?

Dentre as muitas tendências trazidas pela chegada da pandemia de Covid-19 no mundo dos processos seletivos está o vídeo currículo. Assim como as empresas tiveram que se reinventar na forma de recrutar talentos à distância, os candidatos também precisaram se adaptar a essa nova realidade.

Em muitos processos seletivos, recrutadores passaram a aderir ao chamado “vídeo currículo” ou entrevistas por videochamada. Diante deste cenário, Fernanda Medei, CEO da Medei, HRTech pioneira em tornar pós-desligamentos e demissões mais transparentes, separou quatro dicas para ajudar aqueles que estão em busca de um novo emprego.

1 – Atualize seu curriculum vitae: assegure-se de que suas experiências profissionais e acadêmicas estejam corretas e de acordo com o currículo escrito que será enviado, a fim de evitar desencontro de informações que possam confundir o recrutador. Reforce suas habilidades profissionais e soft skills, como liderança e flexibilidade, que podem se destacar dos demais concorrentes.

2 – Faça um roteiro: Mesmo um vídeo simples pede uma organização mínima antes da gravação. Escreva um roteiro conciso com introdução, desenvolvimento, conclusão e saudação final para que sua gravação seja direta e fluida. Por melhor que você seja no improviso, é importante seguir uma sequência linear na apresentação. Anote tópicos que possam te guiar na fala.

3 – Vá direto ao ponto: Procure falar todo o seu conteúdo em até 1 minuto e 30 segundos. Garanta que os 10 primeiros segundos sejam interessantes e cativantes para prender a atenção do recrutador. Faça uma boa introdução, desenvolva de forma clara e finalize agradecendo a oportunidade. Aproveite para mostrar características que o currículo vitae não consegue transparecer como sua personalidade e fluência verbal. Cuidado com o português e uso de gírias inapropriadas.

4 – Pesquise a empresa: Muitas empresas pedem currículos em vídeo juntamente com o documento em pdf para conhecer detalhes sobre o candidato. Por isso, pesquise a empresa e crie um vídeo onde fique claro que a empresa e você têm as mesmas ideias e orientações. Caso seja um vídeo currículo para uma oportunidade específica, lembre-se de responder a todas as perguntas feitas clicando aqui.