Pular para o conteúdo

Dezembro Laranja: oncologista reforça a importância da prevenção do câncer de pele

As cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto, possuem um alto índice de radiação solar, já registrado em dias quentes entre os meses de dezembro e janeiro. Os raios UV (ultravioleta) podem danificar o DNA das células, contribuindo para o aparecimento de lesões na pele, incluindo o câncer de pele. Com intuito de conscientizar a população, a médica oncologista, Julia De Stéfani Cassiano, cofundadora da Bem te quero 60+, plataforma pioneira que conecta profissionais especializados ao público maduro, reforça a importância do cuidado contra o câncer de pele com algumas dicas de prevenção.

Os cânceres de pele podem ser divididos em melanoma e não melanoma, e os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, menos agressivos. Segundo a oncologista, a maioria dos casos de câncer de pele é resultado da exposição aos raios UV solares ao longo da vida.

“O melanoma, tipo de câncer de pele mais agressivo e mais raro em comparação aos outros tipos, também está relacionada à exposição solar, principalmente aquela exposição intermitente e recreacional. Um exemplo é quando alguém volta da praia muito queimado e vermelho. Mas há também outros fatores de risco para o melanoma como, histórico familiar, idade, tipo de pele, entre outros”, acrescenta a oncologista Julia De Stéfani Cassiano.

A médica destaca ainda que as inovações tecnológicas, como as roupas e acessórios com tecidos inteligentes dotados de ativos fotoprotetores, que bloqueiam os raios UVA e UVB, também são grandes aliados para quem tem ou teve câncer de pele e também para quem deseja andar sempre protegido. A maioria dos modelos comercializados oferece um excelente nível de proteção, mas não dispensam os cuidados mais conhecidas. “O chapéu é um grande aliado na prevenção do câncer de pele e foi o acessório que virou a marca da influenciadora @voizaurademari. Ela passou usar o acessório quando foi acometida pela doença, ganhou visibilidade nas redes sociais, fama e hoje é conhecida internacionalmente”, complementa a médica.

De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer (Inca), pessoas com mais de 65 anos são 11 vezes mais predispostas a desenvolverem neoplasias, além de representarem cerca de 60% das pessoas com alguma doença oncológica. Apesar de o câncer de pele não-melanoma ser a neoplasia maligna mais comum, também é um dos tipos de câncer com mais chances de ser prevenido. Confira abaixo algumas dicas da médica oncologista:

  • Utilizar protetor solar diariamente com fator de proteção solar igual ou superior a 30. É importante reaplicar ao longo do dia;
  • Evitar exposição solar entre as 9h e 16 horas;
  • Usar chapéus e roupas com fator de proteção UV no tecido, quando estiver exposto ao sol;
  • Proteger os olhos com óculos de sol;
  • Proteger os lábios com protetor solar labial;
  • Ficar atento ao corpo, busque reservar um tempo só para se cuidar;
  • Faça uma avaliação com o dermatologista.

A Bem te quero 60+ (www.bemtequero.com) é uma plataforma pioneira de serviços, que reúne uma variedade de profissionais de confiança, de diferentes áreas, prontos para atuar diante da longevidade e dos desafios do envelhecimento, tanto na área da saúde como também nas áreas de lazer, entretenimento, transporte e desenvolvimento pessoal, entre outras possibilidades. É uma rede de contato com profissionais e prestadores de serviços dedicados a cuidar da saúde e do bem-estar de pessoas que querem continuar ativas.