Pular para o conteúdo

Detran.SP alerta cidadão para não cair em golpes na internet no processo de habilitação

 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para golpes praticados pela internet em nome da autarquia. Por meio de sites falsos e perfis fakes na web, os estelionatários oferecem supostos benefícios para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atenção! Para quem deseja obter a primeira habilitação, os golpistas costumam oferecer aos candidatos a CNH sem a necessidade do cidadão realizar todas as etapas do processo como aulas (teóricas e práticas) e exames (teórico e prático), que são exigidos por lei. Em troca, o interessado deve efetuar o pagamento de um determinado valor para a emissão do documento.

O Detran.SP esclarece que, para a primeira CNH ser emitida, o aluno deve realizar obrigatoriamente todas as etapas do processo de habilitação, além do pagamento das taxas. Os valores fixos cobrados pelo Detran.SP estão disponíveis no portal do Departamento, no link: https://bit.ly/3sr1sjS. Programas como “CNH Social”, “CNH Popular”, “CNH do Povo” e “Habilita SP” não são oferecidos pelo Detran.SP.

Já para quem necessita realizar a renovação do documento, o Detran.SP orienta que o cidadão faça o serviço de forma online pelo portal do Detran www.detran.sp.gov.brpoupatempo.sp.gov.br ou pelo app ou do Poupatempo digital. A taxa atual do documento no Estado de São Paulo é de R$107,00. A mesma deve ser paga nos bancos conveniados pelo órgão ou nas lotéricas ( Caixa, Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Sicoob, Daycoval). Os exames médicos e psicológicos são sempre feitos em clinicas credenciadas pelo Detran.SP.

“A população deve ficar alerta para golpes como esses. Para ser habilitado, o aluno deve obrigatoriamente passar por todas as etapas do processo de habilitação. Pelos canais oficiais do Detran.SP, o condutor pode também solucionar grande parte das pendências”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.

Redes Sociais

Nas redes sociais, os perfis oficiais do Detran.SP possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário. Para esclarecer dúvidas de cidadãos ou enviar uma solicitação via Facebook, Twitter ou Youtube, o perfil oficial é somente o @detransp. No Instagram, a conta verdadeira é a @detranspoficial.

Confira sempre as informações do perfil, como por exemplo: fotos do usuário, números de conteúdos postados, e as interações da página.

É importante lembrar que nenhum atendente do Detran.SP procura o cidadão pelas redes sociais de forma voluntária. Informações sobre dados bancários, número de Whatsapp também não são solicitados pelos atendentes.

Caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br.

Canais oficiais do Detran.SP

Youtube: www.youtube.com/c/DetranSPDigital

Instagram: www.instagram.com/detranspoficial/

Facebook: www.facebook.com/detransp

Twitter: twitter.com/DetranSP