Pular para o conteúdo

Verão: 5 cuidados com a pele simples e essenciais

 

Seja na praia ou até mesmo em casa, aproveitar os dias de muito sol no verão pode ser prazeroso e saudável. A exposição à luz solar promove a síntese de Vitamina D, vital para saúde óssea, crescimento do cabelo, imunidade, musculatura, metabolismo e também atua em vários órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central.

Antes de se expor aos raios solares, é necessário adotar 5 dicas simples para não prejudicar a saúde da sua pele: “aplique o protetor solar 15 minutos antes de sair e reaplique-o, ao menos, a cada 2 horas, não se esquecendo de proteger áreas como a nuca e as orelhas”, orienta o médico Rafael Soares, especialista em dermatologia e nutrologia.

Outra dica é optar por roupas com tecidos leves e frescos. Dê preferência para materiais com fator de proteção de raios ultra violeta (UV). O dermatologista Rafael Soares ressalta: “não se esqueça de proteger também o couro cabeludo, utilizando chapéus, bonés e protetores para os cabelos”.

De acordo com Rafael Soares, ao retornar para casa, é fundamental remover o protetor solar com produtos micelares. Esse procedimento é essencial para evitar a acne cosmética e aumento da oleosidade. Para finalizar e não menos importante, beba muita água: nesta estação, seu corpo precisa de mais líquido do que nunca para manter-se saudável e hidratado.

 

Sobre Rafael Soares

Dr. Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Seu número de registro no CRM é 128012-SP.

De família humilde, Dr. Rafael veio de uma criação simples, mas onde a educação sempre foi um princípio, visto que seu pai trabalhou como caminhoneiro durante boa parte da vida e se formou em Direito com quase 50 anos e a mãe era professora de escola pública.

Para cursar medicina, precisou prestar concurso para estudar no Colégio Militar de Porto Alegre e assim receber uma educação que lhe proporcionasse melhores oportunidades de concorrência a uma vaga em uma universidade Federal.

Na trajetória profissional, além da atuação na dermatologia clínica e estética, assim como na nutrologia, Dr. Rafael Soares se dedicou à docência desde 2009 na mesma instituição onde se formou. Atualmente voltado para ministrar cursos específicos de especialização, o médico é referência no tratamento de doenças de pele e de técnicas exclusivas em estética.