Pular para o conteúdo

Deseja escrever um livro e publicá-lo em 2022? Saiba como realizar facilmente esse sonho

De acordo com uma frase do poeta cubano José Martí, que se tornou um dito popular,  há três coisas essenciais para se fazer antes de morrer: plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. Para quem não sabe por onde começar, Ricardo Almeida, autor e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, separou algumas dicas sobre como escrever e publicar uma obra. Confira:

. Como começar: Na prática, basta ter uma história para compartilhar. “Claro que há uma série de questões importantes como a construção de personagens, a estruturação do enredo e tudo mais – mas tudo isso é secundário em relação à existência concreta de uma história. E isso realmente é simples, até porque é a nossa capacidade (e vontade) em compartilhar conhecimento que nos diferencia de outros seres vivos”, explica o especialista;

. Não se preocupe com o tempo de criação: Há escritores que levam poucos dias para escrever suas histórias; outros, por sua vez, levam anos. Cada um tem seu ritmo e o recomendado é que sigam na velocidade em que cada um se sinta confortável;

. O que fazer depois de escrever: Uma vez escrito, no entanto, há uma série de etapas que recomendamos seguir para que a obra literária seja efetivamente finalizada e pronta para a publicação. São elas: Leitura crítica; revisão ortográfica; diagramação e um bom desenvolvimento de capa;

Após seguir essas dicas e ter sua obra pronta é hora de pensar em publicá-la. Entenda agora como pode seguir:

Editora tradicional 

Você pode optar pela editora tradicional, mas saiba que pode ser o caminho mais difícil para um autor que está começando. Apesar delas arcarem com todos os custos da publicação e entregarem ao autor todos os serviços, possuem um processo de seleção bem rigoroso e costumam investir apenas em livros de autores já conhecidos, pois oferecem riscos menores para seus negócios.

 Autopublicação ou publicação independente

Além de dar total autonomia ao escritor de sua obra, é uma maneira bem mais simples e acessível a qualquer um além de evitar a necessidade de investimentos financeiros. No Clube de Autores, por exemplo, o site funciona de maneira bem intuitiva e todo o processo é feito rapidamente. É o próprio autor quem define cada característica do seu livro, determina quanto quer ganhar de direitos autorais e decide se quer ou não distribuir sua obra, física e digital, pelos maiores e-commerces do mundo. Além de ser possível acompanhar suas vendas com total transparência.

Não é à toa que, com tantas vantagens, esse modelo tem crescido tanto no mundo. Só no Clube de Autores,  27% de todos os livros publicados no Brasil passam pela plataforma. Nos últimos meses foram registrados cerca de 60 novos livros por dia. “Um volume que deixa claro que a literatura independente não é apenas mais uma opção: é a única opção viável e prática para os novos autores”, finaliza o CEO.

Sobre o Clube de Autores
Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.