Pular para o conteúdo

Saiba como consultar o valor do IPVA 2022

Início de um novo ano significa, para muitos, pagar muitas contas, dívidas ou impostos e, dentre eles, está o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o valor do IPVA 2022 é o questionamento o qual gera uma certa ansiedade para aqueles que possuem um automóvel.

Esse tributo é uma taxa a qual deve ser paga anualmente e, geralmente, corresponde à faixa de 3% do valor do veículo que a pessoa possui. No entanto, caso você se pergunte, quais os carros mais aguardados para 2022?

Saiba, que existem algumas regras atuais que isentam certos proprietários ao pagamento desse imposto.

Se ficou interessado(a) neste assunto e deseja saber um pouco mais sobre isso, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo!

Saiba como consultar o valor do IPVA 2022

valor do IPVA 2022 ainda não foi definido, mas, em breve, será disponibilizado para consulta da população brasileira.

Para fazer descobrir o valor a se pagar, você pode entrar no site do Detran, tendo o Renavam do veículo em mãos e seguir o passo a indicado pelo site.

Lembre-se de que o valor do IPVA 2022 vai variar de acordo com o modelo e o ano do veículo. Além disso, esse valor também é alterado conforme o estado em que o contribuinte mora.

Cálculo do IPVA, como é feito?

O valor do IPVA 2022, bem como de todos os anos anteriores, é realizado e é uma responsabilidade de cada estado.

De modo geral, a base desse cálculo é feito baseado no preço médio do mercado no final do exercício anterior ao da cobrança (em cima da Tabela FIPE, por exemplo) para casos usados.

Em relação ao carro zero, o valor do IPVA 2022 tem como referência o valor da nota fiscal. Já para carros antigos pelo próprio consumidor é aplicado, como base do cálculo, o valor presente no documento somado a algumas taxas.

Para onde é direcionado esse imposto?

Segundo o Estado, 20% da arrecadação é destinada ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O restante, correspondente a 70%, é dividido da seguinte forma: metade para o estado e metade para o município de registro do veículo.

A meta direcionada para o estado faz parte do orçamento anual. Desse modo, diversas áreas de atuação do estado, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura são beneficiadas por esse imposto.

Quem está isento do IPVA?

O valor do IPVA 2022 ainda não saiu, entretanto, é possível determinar quais os automóveis terão a isenção dessa taxa conforme cada região. Veja quais:

  • Carros com 10 anos de uso ou com fabricação anterior a 2010 estarão isentos de IPVA no Amapá e no Rio Grande do Norte;

  • Carros com “idade” de 15 anos ou com fabricação anterior a 2007 estarão isentos de IPVA em Amazonas, na Bahia, no Ceará, no Distrito Federal, em Espírito Santo, no Maranhão, no Pará, na Paraíba, no Piauí, no Rio de Janeiro, em Rondônia, em Sergipe e em Tocantins;

  • Carros com 18 anos ou com fabricação anterior a 2004 serão isentos de IPVA em Mato Grosso;

  • Carros com 20 anos ou com fabricação anterior a 2002 terão a isenção do IPVA em Alagoas, no Acre, no Mato Grosso do Sul, no Paraná e em São Paulo.

  • Carros com 30 anos ou com fabricação anterior a 1992 terão o benefício da isenção em Pernambuco e em Santa Catarina;

  • Isenção do IPVA, em Minas Gerais, somente os automóveis que possuem placa preta;

  • A isenção do IPVA, em Roraima, bem como MG não ocorre pela idade. Neste estado, são isentos: veículos agrícolas, ambulâncias, carros PcD, táxis e motos de até 160 cilindradas.

O IPVA não é uma taxa obrigatória para os veículos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos partidos políticos, incluindo suas fundações, e das entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos.

Quando ocorre o pagamento

Cada região vai liberando seu calendário com as informações acerca do pagamento do valor do IPVA 2022 aos poucos.

Alguns estados já disponibilizaram as datas e as possibilidades do ganho de um desconto, como, por exemplo, o caso do proprietário realizar o pagamento do tributo em uma cota única.

Você confere essas informações no site do Detran, analisando a sua região.

Imposto em 2022

Agora que você está por dentro das principais informações acerca do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores está na hora de atentar-se aos prazos de pagamento para quem sabe, ganhar um desconto na hora de colocar suas contas em dia.

Verifique os detalhes sobre o valor do IPVA 2022 conforme a região em que você vive para saber se você entra nos requisitos de isenção ou não.