Pular para o conteúdo
Início » UP Farma abre inscrições para curso de operador de varejo voltado aos colaboradores da Pague Menos e público externo

UP Farma abre inscrições para curso de operador de varejo voltado aos colaboradores da Pague Menos e público externo

A UP Farma, Universidade Corporativa Pague Menos, nasceu em dezembro de 2020 com propósito de capacitar e desenvolver seus colaboradores e a sociedade com treinamentos e cursos presenciais e à distância para atender às necessidades do novo normal, ocasionado pelo contexto pandêmico, e também a nova era do varejo farmacêutico como hub de saúde. Depois de ter lançado o curso de formação de DEVs (Desenvolvedores de TI), ela expandirá a sua atuação para o público externo com o Curso de Formação Continuada em Operador de Varejo. Completamente online e gratuito, o curso é uma iniciativa inédita da UP Farma e é voltado para a habilitação de profissionais que desejam atuar em qualquer segmento varejista por meio do atendimento aos clientes, execução das tarefas e rotinas da loja de forma eficiente e eficaz.

Tendo como requisito básico a conclusão do Ensino Fundamental pelos candidatos, a primeira turma do curso oferece 40 vagas: 10 delas para colaboradores Pague Menos; e outras 30, abertas à toda sociedade, porém com prioridade às pessoas em situação de maior vulnerabilidade social, em estágio inicial de carreira profissional e que desejam atuar no setor varejista ou desempregados que queiram aumentar sua qualificação para retornar ao mercado de trabalho.

Candidatos de todo o país podem se inscrever de 3 a 14 de janeiro pelo site da Up Farma. A primeira etapa do processo seletivo, a prova online, será aplicada no dia 22 do mesmo mês e inclui 20 questões de matemática e 20 de língua portuguesa. A segunda é uma entrevista pessoal com os candidatos que forem aprovados na primeira fase. E os 40 finalistas iniciam suas aulas em 14 de fevereiro.

“Nos dois últimos anos, com o advento da pandemia, o número de desempregados no país aumentou consideravelmente, ampliando, assim, a concorrência para a inserção no mercado de trabalho, principalmente dos jovens que buscam o primeiro emprego. Por outro lado, temos consciência que o setor varejista — que mais emprega pessoas no país e é importante meio de ascensão social — não possui nenhuma universidade que ofereça formação profissional para quem deseja seguir essa carreira. Diante da necessidade de qualificar pessoas para atendimento da demanda, a UP Farma lançou, de forma pioneira, o Curso de Formação Continuada de Operador de Varejo para habilitar pessoas que possuem interesse de iniciar sua carreira no ramo varejista e que estão na busca do primeiro emprego ou recolocação profissional”, afirma Jorge Jubilato, vice-presidente de Gente, Jurídico e Administrativo da Pague Menos.

Para Jubilato, o objetivo principal desta iniciativa é formar jovens em situação de vulnerabilidade social ou profissionais que estão desempregados para atuarem em qualquer varejo nacional, contribuindo para uma sociedade com menos desigualdade social, cada vez mais inclusiva e com mais oportunidade para os jovens do nosso país. “A responsabilidade social é um dos pilares de ESG da Pague Menos. Por isso, estamos capacitando não somente nossos colaboradores, como também pessoas das comunidades. Nossa meta até 2025 é que 10% de colaboradores de lojas sejam provenientes de cursos de desenvolvimento profissional, oferecidos pela UP Farma, às comunidades do entorno”, ressalta ele.

Saiba mais sobre o curso

O Curso de Formação Continuada em Operador de Varejo da UP Farma tem a duração de um ano e totaliza 300 horas. São 14 o total de disciplinas, sete em cada um dos semestres. Entre as matérias do primeiro semestre, estão português e comunicação interpessoal; noções de empresa e organização; introdução ao varejo; noções de atendimento ao cliente e práticas de loja; tecnologia e inovação no varejo; noções de produtos farmacêuticos e suas prescrições; e noções básicas de matemática aplicada ao varejo. Já no segundo semestre, são ensinadas técnicas e ferramentas de trabalho; noções de etiqueta no trabalho; operação de caixa e ponto de venda; ética, cidadania, responsabilidade social e ambiental; operações de lojas e estoques; conceitos avançados de produtos farmacêuticos e suas prescrições; e conceitos avançados de atendimento ao cliente e práticas de loja.

Quanto à metodologia do curso, as aulas são 100% digitais, com conteúdo produzido internamente sob a supervisão de especialistas em educação corporativa, acompanhamento dos alunos por meio de tutoria, avaliação presencial de cada disciplina, a ser realizada nas lojas escolas da UP Farma, e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que pode ser em formato de projeto, ensaio, artigo teórico ou algo semelhante. Ao concluir todas as disciplinas e entregar o TCC, o aluno receberá o Certificado de Aperfeiçoamento do Programa.

Após finalizar o curso, o formado estará habilitado a compreender o setor varejista, suas características e particularidades, prestar atendimento ao cliente buscando o nível de encantamento, atuar em atividades básicas em uma loja, aplicar conceitos de boas práticas na manipulação de produtos farmacêuticos e executar atividades de reposição e organização de estoques. Além disso, estará apto a fazer operação de caixa, utilizar técnicas de merchandising no ponto de venda, ter atitudes inovadoras e melhoria contínua, saber interpretar e buscar o atingimento de metas, objetivos e KPIs e, finalmente, compreender e aplicar conceitos de ética e cidadania no ambiente de trabalho.

Sobre a UP Farma

A UP Farma, a Universidade Corporativa Pague Menos, impulsiona a gestão do conhecimento e aprendizagem no mercado de varejo farmacêutico, reforçando uma das principais bandeiras da rede: inovação. A universidade organiza e disponibiliza mais de 50 cursos e treinamentos tanto em formato presencial quanto à distância, divididos em seis diferentes Escolas Corporativas. Com uma Escola de Líderes e outra de Educafarma, por exemplo, são oferecidos desde workshops e treinamentos técnicos até mesmo MBA e bacharelados em Administração, Farmácia e outros cursos de graduação. As outras quatro escolas são: Excelência em Atendimento, Excelência Operacional, Tecnologia e Varejo no Futuro. Cada uma das escolas dispõe de capacitações especializadas em suas áreas. Com a UP Farma, a Pague Menos quer tornar-se referência na formação e no desenvolvimento de profissionais em competências-chave do varejo farmacêutico, além de promover atitudes inovadoras e cidadãs. E, principalmente, contribuir para uma sociedade mais saudável e sustentável.

Sobre as Farmácias Pague Menos

A Pague Menos é a primeira rede do varejo nacional presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, desde 2009. Com mais de 20 mil colaboradores, está presente em mais de 339 municípios e conta com 1.126 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com mais de 845 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.