Pular para o conteúdo
Início » Como escolher o melhor banco para empresas

Como escolher o melhor banco para empresas

foto: Pexels

Organização financeira é uma questão essencial para qualquer tipo e tamanho de empresa. Para facilitar essa gestão, um ponto crucial é a escolha da instituição financeira na qual abrir uma conta jurídica.

No entanto, escolher o melhor banco para empresas nem sempre é uma questão fácil. Atualmente existem inúmeras opções de bancos tradicionais e digitais que contam com benefícios que atendem diferentes tipos de negócio.

Para tomar essa decisão no início da sua empresa é preciso entender quais as necessidades do seu negócio e o que cada instituição pode oferecer. Continue lendo esse artigo para saber como escolher o melhor banco para empresas e quais as vantagens de cada um deles.

Diferença entre bancos tradicionais e bancos digitais

Se há alguns anos atrás já não era fácil escolher um banco pj, hoje em dia, isso se tornou ainda mais difícil. Isso porque as opções aumentaram muito com o surgimento dos bancos digitais.

Por outro lado, atualmente é possível escolher uma instituição que tenha mais a ver com a sua empresa e atenda as demandas do seu negócio com mais agilidade e rapidez.

Mesmo com os bancos online, as instituições tradicionais continuam prestando um bom serviço para inúmeras empresas. Entender a diferença entre esses dois tipos de banco pode ajudar na escolha.

Bancos Tradicionais

Esses bancos são aqueles que já estão em funcionamento há muito tempo e todos conhecemos. Contam com agências espalhadas por todo o país e normalmente quando se abre uma conta a empresa tem acesso a um gerente para ajudá-la com questões burocráticas ou acesso a linhas de crédito.

Atualmente esses bancos já contam com opções de contas digitais, que são mais simples e práticas. Empresas de grande porte costumam optar por esses bancos por oferecerem mais segurança devido ao tempo de mercado.

Veja abaixo as melhores opções de bancos tradicionais para empresas e seus benefícios:

Bradesco

Com a conta PJ do Bradesco é possível ter cartão sem anuidade com programa de pontos.

Esse banco ainda oferece maquininhas de cartão sem aluguel por 6 meses e conta com um aplicativo onde podem ser feitas todas as transações.

Itaú

No Itaú, pequenas e médias empresas têm acesso a tarifas diferenciadas e um app onde podem ser realizados pagamentos, transferências, recebimentos, entre outros serviços.

Santander

No Santander, a empresa tem acesso a um cartão sem anuidade, além de contar com o app Santander Empresas para realizar transações.

O banco ainda oferece atendimento especializado por tipo de negócio.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil é uma instituição financeira pública que, além da conta para empresas, oferece linhas de crédito especiais com taxas reduzidas para pequenas empresas.

É possível acessar a conta através do aplicativo Gerenciador Financeiro. 

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é um banco público que facilita o acesso a serviços do governo, como pagamento de FGTS e INSS.

Para a manutenção da conta é cobrada uma tarifa mensal fixa.

Bancos Digitais

Os bancos digitais já não são mais novidade, há alguns anos eles ganharam espaço, possibilitando que mais pessoas tivessem contas de pessoa física e facilitando o acesso a serviços bancários para empresas que estão começando.

No caso das contas PJ, os bancos digitais costumam oferecer melhores taxas ou até mesmo opções gratuitas de conta. A abertura de contas também é mais simples, podendo ser feita direto pelo aplicativo do banco.

Conheça os melhores bancos digitais para empresas abaixo:

Cora

A Cora é um banco digital pj, especializada em pequenas e médias empresas. Através da Conta Digital Cora é possível realizar transações e emitir boletos, além de fazer a gestão financeira da empresa.

A Cora ainda oferece um Cartão PJ sem anuidade para seus correntistas.

Banco Inter

Esse banco digital oferece uma conta empresarial gratuita com administração via Internet Banking.

Os principais serviços oferecidos pelo Banco Inter são: maquininhas de cartão com tarifas exclusivas e TEDs gratuitos.

C6 Bank

O C6 Bank também tem uma opção de conta PJ gratuita que conta com cartão de crédito sem anuidade. 

Além disso, é possível realizar investimentos ou contratar opções de linha de crédito para a sua empresa.

BS2

O BS2, é um banco pessoa jurídica digital, onde a abertura da conta é feita de forma 100% online, assim como as transações.

Essa conta digital é gratuita, com atendimento online e até 4 saques gratuitos por mês.

Nubank

O Nubank oferece a Nuconta PJ para empresas que têm um único sócio. Com essa conta digital é possível realizar todas as transações pelo app.

Além disso, a conta não tem taxa de manutenção e não cobra por transações entre bancos.

Como escolher o melhor banco para empresas

Agora que você já sabe a diferença entre tipos de banco e os melhores bancos para empresas do Brasil, precisa saber o que levar em consideração na hora de escolher a instituição mais adequada para o seu negócio.

Conheça as necessidades da sua empresa

Ao abrir um negócio é importante saber quais são todas as demandas financeiras que você terá. 

Transferências, recebimentos, pagamento e emissão de boletos, pagamento de tributos, gestão de cobranças, gastos administrativos. 

Essas são algumas das atividades que serão realizadas no dia a dia. Saber isso é importante para escolher um banco que atenda a essas demandas.

Avalie o custo-benefício

Em uma empresa é sempre importante controlar as despesas. No entanto, antes de escolher a opção com menos taxas é necessário avaliar o que cada banco oferece.

Pesando os custos de manutenção com as vantagens de cada banco, fica mais fácil saber qual o melhor banco para empresas.

Compare os serviços oferecidos

Para determinar o que é melhor para a sua empresa, você pode comparar o que cada banco oferece. 

Levantes quais serviços são mais importantes para o seu negócio e avalie quais instituições atendem e os valores cobrados.

Entenda como funciona o atendimento

Mesmo nos bancos digitais, que não contam com agências e gerentes exclusivos, é importante levar em conta o atendimento.

Pesquise e se informe com outras empresas como funciona o atendimento dos bancos no dia a dia. Isso vai dar mais segurança na hora de tomar a decisão.

Descubra as facilidades e vantagens de cada banco

Além dos serviços básicos, como conta corrente, cartão empresarial, atendimento e acesso ao Internet Banking, existem outras questões a se avaliar.

Uma das principais delas é o acesso a linhas de crédito, pesquise se o banco que você irá escolher oferece opções de crédito para empresas. Isso pode ajudar na hora de conseguir um financiamento ou empréstimo para lidar com imprevistos, por exemplo.

Considerando todos esses pontos fica claro que o melhor banco para empresas varia de acordo com o modelo de negócio e demandas de cada empresa. Com essas informações em mãos e muita pesquisa é mais fácil tomar a decisão mais acertada para a sua empresa.

Este conteúdo foi produzido pelo time da nossa parceira Cora, uma Conta PJ Digital criada por empreendedores e para empreendedores, projetada para libertar quem empreende de burocracias e taxas abusivas e descomplicar a gestão financeira do pequeno negócio.

A conta Cora oferece um leque de soluções, que vão desde a emissão de boletos e transferências PIX gratuitas e cartão de crédito PJ sem anuidade até uma ferramenta completa de gestão de cobranças.