Pular para o conteúdo

IPVA 2022: vence hoje o imposto para placas com final 3 em SP

foto: Pixabay

IPVA 2022 o pagamento da cota única com desconto encerra hoje, veículos com placa final 3 registrados no Estado de São Paulo. Amanhã (13) é a vez dos veículos de placa com final 4.

De acordo com as notícias atualizadas sobre o pagamento do IPVA 2022 do Planejamento de São Paulo e Secretaria da Fazenda, o tributo está em média 22,54% em 2022, bem mais caro para os donos de veículos.

A princípio, o governo paulista modificou para 5x a quantidade de parcelas, capaz de liquidar o imposto.

Pagamento em Janeiro

Sobretudo, receberá um desconto de 9% no pagamento integralmente em janeiro, observamos o pagamento de cota única ou parcelamento a partir do mês de fevereiro terá um abatimento de 5%.

Como podemos efetuar o pagamento do IPVA 2022: Pagamento do imposto pode ser efetuado, dirigindo-se a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam, e efetuar o pagamento ao guia no guichê de caixa.

Além disso, é possível efetuar o pagamento nos terminais de autoatendimento, aplicativos na internet, débito agendado ou por outros canais que o banco oferecer. Assim também podendo efetuar o pagamento em casas lotéricas ou com cartão de crédito, em empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda.

O que pode acontecer ao atrasar o pagamento do IPVA?

Eventualmente é penalizado multa de 0,33% de quem não recolher o imposto por dia, e ao atrasar terá juros de mora com base na taxa Selic.

Nesse meio tempo, após 60 dias, o percentual da multa é 20%. Mantendo a inadimplência, a multa vai para 40%, sobre o valor do imposto, com a inclusão no nome do proprietário no Cadin Estadual, que impede de aproveitar os créditos, (Nota Fiscal Paulista).

De acordo com a Procuradoria Geral do Estado, o devedor pode ser protestado e cobrado. Após a data para licenciamento, quem estiver inadimplente não conseguirá efetuar o pagamento. Em consequência, o veículo poderá ser apreendido, tendo o automóvel multado e com sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O dinheiro do IPVA para onde?

Ao longo do ano, a Secretaria da Fazenda prevê arrecadar R$18,5 bilhões com o IPVA

De acordo com as destinações constitucionais, o valor sempre será repartido 50% para os municípios de registro dos veículos e o restante de 50% são de destinos ao Estado.

Dessa forma os recursos sempre serão investidos pelo governo Estadual, em obras de infraestrutura e ajudando na melhoria de serviços públicos, como saúde e educação.