Pular para o conteúdo

Banco Central: atividade econômica cresceu 0,69% em novembro

Em novembro de 2021, a atividade econômica no País aumentou 0,69%, em comparação com o mês de outubro, percentual já dessazonalizado e compensando eventuais diferenças nos períodos, como o número maior de feriados ou fins de semana.

Além do mais, a espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), juntando todos os bens e serviços fabricados no país, foi divulgada no dia (17), pelo Banco Central em Brasília.

Entretanto, mesmo com a alta, o trimestre continuou a apresentar número negativo (-0,79%), devido sequências anteriores de recuos, de acordo com os números apresentados pela autoridade monetária.

Comparando com novembro de 2020, quando os efeitos da pandemia estavam bem mais acentuados, o indicador teve uma alta de 0,43%; e no acumulado do ano (janeiro a novembro de 2021) a modificação observada, sem ajuste sazonal, ficou em 4,59%. No acumulado de 12 meses, novembro teve alta de 4,30%.

Além disso, a Associação Brasileira das Empresas, apontou um aumento nas transações com o cartão Santander 123 de 42% no terceiro trimestre de 2021 e movimentaram R$ 420 bilhões.

Selic e câmbio

O IBC-Br agrega informações sobre o nível de movimentação dos três setores da economia:

  • Comércio

  • Indústria

  • Serviços

Dessa forma, o índice é uma forma de avaliar e analisar a evolução das atividades econômicas no Brasil e ajudar também o Banco Central a tomar todas as decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 9,25% ao ano.

O mercado tem a previsão da taxa básica de juros, a Selic, ao final de 2022, é 11,75% ao ano. O Banco Central, divulgou boletim no início do mês.