Pular para o conteúdo

Inovação é a porta de entrada para o desenvolvimento

 

Com a evolução tecnológica, os investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento são prioritários para as economias mais desenvolvidas do mundo. Os países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por exemplo, investem acima de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em projetos da área.

É preciso que os gestores públicos sigam o exemplo de planejar políticas públicas para consolidar a inovação como um processo fundamental ao desenvolvimento. O papel do poder público é preponderante para incentivar esse cenário.

Atualmente, São Paulo serve como inspiração para os demais Estados, pois é o mais inovador do País, segundo o Índice FIEC de Inovação dos Estados, que considera aspectos como competitividade, tecnologia, propriedade intelectual, produção científica e empreendedorismo.

Para contribuir com este contexto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) tem incentivado a criação de hubs de inovação pelas entidades de classe, para fortalecer o intercâmbio de ideias entre os profissionais da área tecnológica, startups, empresas, instituições de ensino e investidores.

No formato inovação aberta, que consiste em colaborações mais diversificadas, o Hub possibilita interação entre os envolvidos, disponibilizando estrutura física e recursos que dão suporte às operações. Assim, a sua missão é fomentar o empreendedorismo e a tecnologia, propagando a cultura de geração de negócios através de startups.

O pontapé desse projeto foi na cidade de Mogi Mirim, com a criação do primeiro hub de inovação da Baixa Mogiana. O próximo, que será lançado com o apoio do Crea-SP, está localizado em Adamantina.

Em outra frente de atuação, o Crea-SP lançou o CreaLab, plataforma que mapeia soluções inovadoras na área tecnológica, para resolução ágil de desafios estratégicos, ao conectar empresas, universidades, startups, serviço público e a sociedade.

Há, ainda, outros caminhos importantes a serem trilhados, como demonstra a cidade de São José dos Campos, que abriga o primeiro parque tecnológico criado em território paulista, incentivado pela Prefeitura. Além de contar com empresas âncoras, startups, institutos de ciência e tecnologia, o local é a sede da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento do município, o que demonstra a importância dessa convergência entre o setor público e privado.

São ações como essas que precisam proliferar em todo o Estado, para que São Paulo continue despontando como case de inovação para o País e o mundo.

Eng. de Telecomunicações Vinicius Marchese
Presidente do Crea-SP