Pular para o conteúdo

PreparaVAGAS dá dicas de um currículo de sucesso para conquistar uma vaga em 2022

Preencher o currículo nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso colocar no papel de forma prática e objetiva as particularidades de cada candidato, além, claro, de suas experiências profissionais. O currículo é uma vitrine do candidato, então, é fundamental que todas as informações importantes sejam consideradas durante a construção deste material.

“É importante saber direcionar as informações na elaboração do currículo para que ele funcione como uma espécie de vitrine profissional, ajudando o candidato a alcançar os seus objetivos de carreira”, aponta Cecília Barçante, Gerente de Empregabilidade da PreparaTODOS e responsável pela PreparaVAGAS.

Pensando nisso, a especialista separou algumas dicas que podem facilitar a construção do currículo e fazer com que os candidatos tenham mais chances de conquistar uma vaga de emprego neste ano.

1 – Coloque suas informações pessoais: Dados pessoais, como nome e sobrenome, e endereço são informações essenciais para estarem no currículo. Evite informações excessivas nesta parte.

2 – Seja objetivo: As informações do currículo devem ser diretas e sucintas. “Ser objetivo nas informações do documento é uma ótima opção. Afinal, o recrutador poderá conhecer melhor o candidato durante a entrevista”, aponta Cecília.

3 – Coloque suas experiências profissionais em ordem cronológica inversa: A experiência profissional é algo de extrema relevância para os recrutadores. Por isso, no caso de candidatos que já possuem uma vida profissional mais ativa, é importante descrever essas experiências em ordem cronológica inversa, com a mais recente logo no topo.

4 – Carreira acadêmica e cursos profissionalizantes: Capacitações contínuas são sempre uma boa pedida para estarem no currículo, uma vez que isso mostra que o candidato está cada vez mais preparado para concorrer às oportunidades que surgem. “Cursos de idiomas e até mesmo cursos relacionados ao pacote office são ótimas opções para quem deseja complementar o seu repertório profissional”, afirma a especialista.

5 – Faça um resumo de suas habilidades: De forma objetiva, o candidato também pode fazer um resumo sobre as suas habilidades sociocomportamentais no currículo. Isso contribui para que ele crie uma relação, ainda que indireta, entre as competências e habilidades descritas no campo de experiência profissional.

Sobre a PreparaVAGAS:

A PreparaVAGAS é uma plataforma para consultas de vagas para jovens e adultos das classes C e D. Focada em empregabilidade e feito de pessoas para pessoas, a ferramenta conta com toda a estrutura necessária para promover atendimentos humanizados, suporte aos candidatos durante toda a jornada do processo seletivo, além de uma cultura de feedbacks.

Sobre a PreparaTODOS:
A PreparaTODOS é uma plataforma de educação e empregabilidade criada com o objetivo de entender a história de vida de cada um de seus alunos e conectá-los ao seu potencial, acompanhando seu caminho para o sucesso em todas as fases de sua jornada. Hoje a ferramenta é 100% digital, baseada no formato de assinatura e oferece mais de 1.250 cursos profissionalizantes em mais de 45 áreas, preparatórios para Enem e Encceja, e cursos de idiomas.

Vertente educacional do Grupo Cartão de TODOS, desde o seu lançamento em 2018, a empresa já capacitou mais de 200 mil jovens e adultos de classe C e D.