Pular para o conteúdo

Tênis de Mesa e Ping-Pong – Um Guia Prático para Você Entender Tudo

O tênis de mesa, ou ping-pong, é um esporte criado na Inglaterra em meados do século XIX. Pode-se dizer que é um dos esportes mais populares que existem, com um número estimado de mais de 300 milhões de praticantes pelo mundo.

O jogo é uma adequação do famoso tênis de quadra, e se concentra na disputa de pontos entre jogadores que acertam a bola com raquetes sobre uma área de jogo, a mesa. No tênis de mesa, o objetivo é evitar que o adversário consiga devolver a bola para a área de jogo.

O vencedor da partida é aquele que consegue mais vitórias dentro do número de sets em disputa. Os sets são disputados e ganha o primeiro que chegar a marca de onze pontos ou dois pontos de vantagem, no caso de empate em 10 a 10.

Onde surgiu o tênis de mesa?

Criado na Inglaterra, o tênis de mesa ganhou uma rápida adesão de praticantes. O nome original é ping-pong, mas após uma empresa americana registrar a marca, o jogo passou a ser chamado de tênis de mesa.

Atualmente, o termo ping-pong é utilizado para se referir à prática recreativa dos jogos, sem fins competitivos ou oficiais.

O jogo iniciou com equipamentos improvisados e adaptados de outras práticas esportivas, mas rapidamente passou a contar com uma criação de equipamentos próprios e campeonatos pelo mundo. Em 1988, por exemplo, o tênis de  mesa se tornou um esporte olímpico.

Existe diferença entre tênis de mesa e ping pong?

Apesar de serem praticamente iguais na hora de jogar, existem algumas diferenças entre esses 2 jogos. O primeiro, já comentado, é que um é considerado um esporte e o outro uma atividade recreativa. Além disso, é possível elencar algumas diferenças:

  • Raquete: no ping-pong você compra uma raquete que já vem pronta para o jogo, enquanto que no tênis de mesa você compra a raquete, borracha e cola para montar sua própria raquete profissional que deve seguir o formato e certificação da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
  • Bola: a bola de ping-pong costuma ser mais pesada que a do tênis de mesa.
  • Regras do jogo: existem algumas diferenças nas regras do jogo também. Por exemplo, o saque no tênis de  mesa deve atingir pelo menos 15 centímetros de altura e é preciso que o adversário veja a bola, desde a hora que ela é arremessada para cima até ser atingida pela raquete.

E a mesa do ping-pong e tênis de mesa?

Não há uma diferença notável entre a mesa ping pong e a de tênis de mesa. Entretanto, pode ser que as mesas de tênis de mesa tenham uma melhor qualidade que as recreativas.

As mesas de tênis de mesa têm como medidas oficiais 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Pode ser feita com diversos materiais, na cor escura e fosca. 

Guia prático do tênis de mesa

1. Equipamentos

Para a realização do jogo são necessárias:

  • Mesa (2,74 m de comprimento, 1,52 m de largura e 0,76 m de altura).
  • Bola (tamanho: 40 mm; nas cores branca ou laranja. A bola, quando abandonada a uma altura de 30 centímetros da mesa, deve quicar a uma altura de 23 centímetros).
  • Raquetes (de madeira, com uma cobertura de borracha com uma face preta e a outra vermelha).
  • Rede (altura de 15,25 centímetros e prolongamento de 15,25 centímetros para cada lado).
  • Uniformes (camiseta, calção, meia e tênis. A camiseta e os calções precisam contrastar com a cor da bola)

2. Partida

A partida é disputada em diferentes sets. O número de sets pode variar, desde que se tenha uma soma ímpar (1, 3, 5, 7…). Vence o jogo o jogador que conquistar o maior número de sets disputados.

O vencedor do set é o jogador que alcançar a marca de 11 pontos. No caso do set empatar em 10 a 10, irá vencer o primeiro jogador a abrir dois pontos de vantagem sobre o adversário (12 a 10, 13 a 11, 14 a 12…).

Os adversários trocam de lado na mesa a cada set. No caso do último set (set desempate) essa mudança ocorre a cada 5 pontos.

3. Saque

O jogo começa com saque. O jogador deve lançar a bola a uma altura de pelo menos 16 centímetros com uma das mãos (mão livre) e deve rebater com a raquete fazendo com que a bola quique em seu campo e no campo do adversário, sem tocar na rede.

Se o saque do jogador tocar na rede e cair no lado do recebedor, será considerado uma queima e o saque deverá ser repetido. Se a bola não ultrapassar a rede do jogo ou não tocar em um dos campos, será considerado um erro de saque, dando 1 ponto para o adversário. Os sacadores e recebedores se alternam a cada múltiplo de dois na soma do placar do set.

4. Pontos

Os jogadores marcam pontos quando um dos adversários:

  • Erra o saque.
  • Não consegue devolver a bola.
  • Toca na bola duas vezes seguidas.
  • Deixa a bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
  • Move a mesa de jogo.
  • Toca a rede ou seus suportes.
  • Toca a mesa com a mão durante a jogada.

5. Empunhadura

Atualmente, no tênis de mesa existem três formas de se segurar a raquete:

Empunhadura clássica

Nessa modalidade, a raquete é utilizada como uma raquete de tênis de quadra ou “um aperto de mãos”. Esse tipo de empunhadura permite que o jogador faça jogadas com as duas faces da raquete: forehand e backhand, mas exige uma maior movimentação do atleta.

Caneta (caneta japonesa)

Nessa empunhadura, a raquete é manejada como uma caneta, com o cabo para cima. Esse tipo de empunhadura é muito apreciada por asiático e brasileiros. Como só se usa um dos lados da raquete, existe uma dificuldade maior na realização das jogadas no lado fraco (direita para canhotos e esquerda para destros).

Classineta

A classineta é um misto entre as duas empunhaduras tradicionais do tênis de mesa. Apesar de assemelhar-se com a empunhadura da caneta, permite atacar a bola com as duas faces da raquete.