Pular para o conteúdo
Início » Suplementação pode promover melhora da memória, afirma neurocientista

Suplementação pode promover melhora da memória, afirma neurocientista

Estudo do PhD em neurociência Fabiano de Abreu constata que fosfatidilserina ajuda no funcionamento neural 

A memória trata-se da capacidade do cérebro de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, sendo fundamental para a qualidade de vida. Conforme avança a idade do indivíduo, a sua memória vai naturalmente se perdendo. A notícia boa é que os suplementos, como a fosfatidilserina, podem ajudar a estimular e melhorar a memória.

Um estudo da Logos University International feito pelo Professor neurocientista Fabiano de Abreu, PdH em neurociência e biólogo, orienta que além da idade avançada, outros fatores influenciam na perda da memória: “algumas doenças neurológicas, distúrbios psicológicos, problemas metabólicos, intoxicações, álcool, drogas, medicamentos, fumo e cafeína, podem influenciar de maneira negativa no processo de memorização”, informa.

Algumas substâncias promovem ação benéfica para o funcionamento neural, consequentemente, a memória apresenta melhoras: “os compostos que beneficiam a memória são a fosfatidilserina, ómega 3, óleo de girassol e também a lecitina de soja”, constata o neurocientista Fabiano de Abreu em seu artigo. “Todos são ativos extraídos de fontes vegetais que contém aminoácidos essenciais para a saúde cerebral”, pontua o biólogo.

Os suplementos são de uso tópico e devido ao fato de conterem vitaminas e nutrientes essenciais, podem também beneficiar outros aspectos do corpo. O óleo de girassol, por exemplo, beneficia a memória e a hidratação da pele concomitante.

“Embora a suplementação se mostre uma alternativa benéfica e vantajosa, é essencial manter uma boa alimentação. Afinal, os compostos presentes nos suplementos também devem ser ingeridos diariamente através de uma dieta saudável, rica em vegetais e incluir a prática de exercícios”, afirma o neurocientista Fabiano de Abreu.

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues  

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Programação em Python e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associações e sociedade de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados