Pular para o conteúdo

Suplementação pode promover melhora da memória, afirma neurocientista

Estudo do PhD em neurociência Fabiano de Abreu constata que fosfatidilserina ajuda no funcionamento neural 

A memória trata-se da capacidade do cérebro de adquirir, armazenar e recuperar informações disponíveis, sendo fundamental para a qualidade de vida. Conforme avança a idade do indivíduo, a sua memória vai naturalmente se perdendo. A notícia boa é que os suplementos, como a fosfatidilserina, podem ajudar a estimular e melhorar a memória.

Um estudo da Logos University International feito pelo Professor neurocientista Fabiano de Abreu, PdH em neurociência e biólogo, orienta que além da idade avançada, outros fatores influenciam na perda da memória: “algumas doenças neurológicas, distúrbios psicológicos, problemas metabólicos, intoxicações, álcool, drogas, medicamentos, fumo e cafeína, podem influenciar de maneira negativa no processo de memorização”, informa.

Algumas substâncias promovem ação benéfica para o funcionamento neural, consequentemente, a memória apresenta melhoras: “os compostos que beneficiam a memória são a fosfatidilserina, ómega 3, óleo de girassol e também a lecitina de soja”, constata o neurocientista Fabiano de Abreu em seu artigo. “Todos são ativos extraídos de fontes vegetais que contém aminoácidos essenciais para a saúde cerebral”, pontua o biólogo.

Os suplementos são de uso tópico e devido ao fato de conterem vitaminas e nutrientes essenciais, podem também beneficiar outros aspectos do corpo. O óleo de girassol, por exemplo, beneficia a memória e a hidratação da pele concomitante.

“Embora a suplementação se mostre uma alternativa benéfica e vantajosa, é essencial manter uma boa alimentação. Afinal, os compostos presentes nos suplementos também devem ser ingeridos diariamente através de uma dieta saudável, rica em vegetais e incluir a prática de exercícios”, afirma o neurocientista Fabiano de Abreu.

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues  

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Programação em Python e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associações e sociedade de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados