Pular para o conteúdo

Social Commerce: tendência potencializa os lucros de lojas virtuais

Redes sociais concentram grande relevância como estratégia de marketing digital

Imagem: Unsplash

As redes sociais são um meio de comunicação muito eficiente para negócios que desejam aumentar sua presença online e ter um contato mais aproximado com seus clientes. Além disso, elas vêm se tornando um canal completo de compras, já que é possível pesquisar, encontrar lojas, tirar dúvidas, buscar opiniões de outras pessoas.

Compras online vêm fazendo parte do cotidiano de muitos consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, o hábito de fazer compras virtuais está presente entre 86% dos entrevistados. Destas pessoas, 76% afirmam utilizar as redes sociais para pesquisar produtos ou fazer compras.

“O Social Commerce é um tipo de comércio eletrônico que faz o uso de funções das redes sociais para agregar valor, integrar operação e fidelizar usuários, vendendo produtos e/ou serviços nas redes sociais para promover uma marca e impulsionar suas vendas. Basicamente é uma integração entre o e-commerce e as redes sociais de uma marca, com o objetivo de transformar esses canais em verdadeiras vitrines”, explica Fellipe Guimarães, CEO da empresa de tecnologia para e-commerces Codeby.

As plataformas mais utilizadas para pesquisa de produtos e compras, segundo a pesquisa da Opinion Box, são:

  • Shopping do Google (53%)

  • Instagram (50%)

  • Facebook (43%)

  • WhatsApp (42%)

  • Twitter (6%)

  • Pinterest (5%)

Vantagens de utilizar o Social Commerce na estratégia

“As redes sociais influenciam muito nas decisões de compra. Os consumidores utilizam diversos canais para buscar informações sobre marcas, encontrar opiniões de outros clientes, modo de uso de produtos, entre diversas outras informações necessárias antes de adquirir um produto ou serviço”, ressalta Fellipe.

O faturamento do e-commerce brasileiro teve alta de 48,4% em 2021, segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust/Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), mostrando que essa é uma tendência cada vez mais popular entre os consumidores e traz muitas vantagens para o e-commerce de uma marca.

“Entre as principais vantagens, estão a possibilidade de gerar autoridade e confiança para os consumidores por meio da Prova Social, tornar a marca mais humana, uma vez que as redes sociais promovem a interação entre marca e clientes, tornar o espaço aberto para o cliente dar e ter acesso a opiniões e avaliações, promovendo a credibilidade da marca; um canal para aquisição de novos clientes, já que as redes sociais possuem mais de 4 bilhões de usuários ativos em todo o mundo”, explica Guimarães.

Como começar a usar o Social Commerce?

Para quem deseja utilizar a estratégia em sua marca, Fellipe Guimarães indica o que pode ser feito:

  • Produza conteúdos para redes sociais

Esteja presente nas redes sociais certas e a partir daí, escolha o tipo de conteúdo que será produzido, que irá atender às principais necessidades dos consumidores, além de educá-los sobre seus produtos. Aqui, vale a pena investir tempo em um benchmark dos concorrentes ou marcas que fazem um ótimo trabalho nas redes sociais.

  • Promova interação com as pessoas

Para que sua estratégia de social commerce dê certo, incentive a interação e o engajamento da sua audiência nas redes sociais. Inicie conversas, busque conhecê-los e valorize suas opiniões.

Faça isso através de enquetes, posts de interação e até mesmo compartilhando e comentando posts dos seus clientes que marcam sua loja. Lembre-se de responder todas as mensagens recebidas com uma linguagem acessível e empática.

  • Incentive a avaliação dos clientes

Um comportamento muito comum entre os consumidores é a busca por reviews e depoimentos de pessoas que já adquiriram o produto, para ajudar na tomada de decisão.

Dessa forma, as provas sociais são fundamentais para deixar o consumidor mais tranquilo em fechar uma venda. Por isso, incentive a avaliação dos clientes, tanto o produto quanto a experiência de compra oferecida por sua loja.

  • Integre seu e-commerce com as redes sociais

Facilite o processo de compra nas suas redes sociais. Atualmente canais como o Instagram, Facebook, WhatsApp e Pinterest já possuem uma forma de integrar as fotos do seu feed com os produtos da sua loja, como se fosse uma vitrine da loja.

Assim, o consumidor consegue visualizar os produtos oferecidos e é direcionado para as páginas de produto desses itens no seu e-commerce, sem grandes empecilhos.

  • Monitore a reputação de marca

Não adianta ter um canal que promova a interação com o usuário se sua marca não acompanha o que as pessoas estão falando sobre a sua loja. A reputação da marca pode ser prejudicada com críticas, depoimentos negativos ou reclamações, ainda mais se sua empresa não respondê-las e não ajudar o cliente a resolver seu problema.

Existem ferramentas que podem auxiliar no monitoramento de todas as menções à sua empresa feitas nas mídias sociais e em sites de avaliação, como o Reclame Aqui.

Sempre que se deparar com uma reclamação, trate com cuidado, buscando valorizar o relacionamento com o cliente e resolver com eficiência e agilidade a situação. Se possível tente reverter a situação.

Codeby

Empresa de tecnologia com mais de 7 anos no mercado, especializada no desenvolvimento e implementação de   e-commerces. A empresa  tem evoluído e transformado a realidade de negócios digitais de grandes marcas e empresas, contribuindo com soluções tecnológicas personalizadas para ambientes digitais. Com sede em São Paulo – Capital, e filial em Portugal, o grupo busca ampliar seu cenário de atuação, registrando crescimento acima de 160% ao ano. A Codeby é MVP Partner no quadrante da Vtex e mantenedora do E-commerce Brasil.

Fellipe Guimarães, especialista em negócios digitais | Startup Maker | Desenvolvedor Full Stack l Autor do livro “Universo do Ecommerce”. Founder do  Grupo Codeby, empresa de tecnologia especializada em desenvolvimento de funcionalidades que agregam o crescimento para negócios digitais. A empresa que possui 7 anos de mercado atende grandes marcas como, por exemplo, KFC (México), F64(Romênia), Telemercados (Chile), Lego, Shoulder, Valisere, Alpargatas, entre outras.