Pular para o conteúdo

Imposto de Renda 2022: Prazo para receber informe de rendimentos termina na próxima segunda (28)

Compreenda quais informes de rendimentos deverá esperar receber até o fim deste mês; documento é essencial para completar a declaração de imposto de renda e comprovar todas informações junto à Receita Federal

As empresas têm até a próxima segunda-feira (28) para providenciar o informe de rendimentos de 2021 para seus colaboradores e clientes. Todos os dados são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2022, cujo prazo de entrega está previsto para começar no dia 2 de março de 2022.

A disponibilização do informe de rendimentos é sim obrigatória. Os documentos, porém, não precisam ser enviados pelo correio. Sendo assim, devem ser fornecidos na sua forma digital, por e-mail, intranet ou internet.

Fonte: FDR Caso deixe de receber algum, entre em contato diretamente com a instituição responsável por emiti-lo. Se, após todos os contatos, não estiver resolvido o problema, poderá enviar uma denúncia à Receita Federal pelos canais de ouvidoria do governo federal.

INSS

Segundo o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) também está sendo disponibilizado um informe de rendimentos para todos os aposentados, pensionistas e segurados que estiveram afastados do trabalho, recebendo rendimentos da Previdência Social.

Desse modo pode ser baixado por meio do serviço Meu INSS ou pelo Extrato do INSS. Sendo assim é obtido no banco onde o aposentado ou pensionista recebe seu benefício previdenciário.

Informações necessárias

De acordo com os anos anteriores, não será mais necessário fazer envios pelos correios, tudo vem por e-mail ou links que são baixados na internet no site da instituição.

Bancos digitais, já estão enviando dados por e-mail aos clientes.

Essas informações servem para a Receita Federal cruzar todos os dados e verificar se o contribuinte conseguiu preencher todas as informações ou sonegou imposto.

Os informes de rendimento devem conter cada valor recebido pelos contribuintes ao decorrer do ano de 2021, detalhando todos os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte.

Inclusive,as contribuições para a Previdência Complementar das empresas e valores destinados para planos de saúde coletivo também precisam ser informados, desde que existam.

Além do mais, os bancos e corretoras devem informar todos os valores de todas as contas correntes e investimentos. Sendo assim, se o contribuinte tiver conta em mais de uma instituição, deve ter todos os comprovantes.