Pular para o conteúdo

Senac Barretos

Golpe do “dinheiro esquecido”: confira dicas para não se enganar

Golpes se tornaram frequentes com o caso do dinheiro esquecido

Em março, estarão disponíveis os resgastes do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Branco Central, que ficaram popularmente conhecidos como “o dinheiro esquecido”. Entre os dias 7 e 11, empresas criadas e pessoas nascidas antes de 1968 poderão consultar e agendar o recebimento de suas quantias. Com isso, o risco de golpes se torna um problema comum para população — de acordo com pesquisas feitas por empresas de cibersegurança, mais de 560 mil pessoas foram vítimas de armadilhas referentes ao processo.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, professor Luiz Alberto Ferreira, explica que esse tipo de estratégia criminosa é comum em casos com grande repercussão envolvendo dinheiro e tecnologia. “Toda informação oficial estará disponível apenas na plataforma do Governo sobre o tema. Qualquer aplicativo ou site desconhecido deve ser ignorado, assim como notícias vindas por fontes desconhecidas ou por SMS, WhatsApp e Telegram”, alerta.

Segundo a empresa de segurança cibernética Kaspersky, já foram identificados 30 sites usados para aplicar golpes e roubar dinheiro das vítimas. O Banco Central não envia links ou entra em contato com qualquer pessoa para tratar sobre os valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

PROTEJA-SE

Para não cair em armadilhas e aumentar a proteção, o docente orienta que os internautas instalem dispositivos com solução de cibersegurança e desconfiem de qualquer mensagem que prometa vantagens e prêmios por conta da operação. “Transações financeiras desse tipo só devem ser feitas por bancos e órgãos oficiais, é importante estar atento e desconfiar de falsas promessas”, afirma o especialista.

Também não existe a exigência de pagamentos por parte do cidadão para receber ou consultar o “dinheiro esquecido” e essa solicitação configura golpe, de acordo com o docente. Em caso de dúvidas, a principal recomendação é para que as pessoas entrem em contato diretamente com o Banco Central, que faz atendimentos pela internet ou pelo telefone 145.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.