Pular para o conteúdo

Melhore as habilidades na cozinha e conheça 4 temperos indispensáveis para usar nas refeições

As ervas e especiarias são o segredo para impressionar na hora de cozinhar e carregam a naturalidade dos aromas em sua essência, não deixe de fora da lista de compras


O hábito de cozinhar nem sempre esteve presente na vida de muitos brasileiros, mas a fase adulta quase sempre traz responsabilidades de preparar as próprias refeições. Pedir comida por delivery é prático e interessante em um primeiro momento, mas o alto custo e a falta do gostinho caseiro desses pratos são grandes incentivos ao preparo regular da alimentação dentro de casa.

Para quem ainda considera que a comida de casa ainda falta aquele “algo a mais”, uma maneira simples de elevar o sabor final do prato é abastecer a despensa com ervas e especiarias. Os temperos são ingredientes naturais, que foram desidratados para manter suas propriedades e oferecer sabor e aromas variados, e cada um serve especialmente para transformar o gosto de cada alimento.

A conexão com esse universo dos sabores será determinante para dar novos sentidos às refeições e encontrar o ponto ideal do tempero e que vai diferenciar um prato delicioso de um sem graça. O conhecimento básico das características das ervas e especiarias, portanto, vai elevar o nível da sua cozinha. E com larga experiência na arte de temperar, a Kitano separou informações interessantes de alguns temperos para que suas jornadas na cozinha fiquem muito mais produtivas. Confira os temperos que reforçam qualquer cozinha e que não podem faltar na sua lista de compras:

Orégano

Características: O orégano tem sabor vigoroso e levemente picante. Seu nome orégano vem do grego: Oros y ganos, que quer dizer “Alegria da montanha”. Por ter se popularizado inicialmente na região mediterrânea, o orégano é muito ligado aos sabores da cozinha italiana.

Combinações clássicas: O orégano Kitano vai bem no preparo de pizzas, pães e massas em geral, além de molhos e opções de carnes à parmegiana.

Combinações “fora da caixinha”: O orégano dá um toque a mais no sabor de receitas simples de fazer, como no ovo mexido e no tempero da pipoca com manteiga. Experimente também polvilhar o orégano na batata frita e no milho cozido com adição da salsa e da manteiga.

Manjericão

Características: A folha do manjericão possui um complexo aroma doce, quente e anisado, que acaba deixando a sua presença no sabor das receitas. Existem mais de 70 espécies de manjericão, que fazem parte de uma família especial de ervas aromáticas, queridinhas na cozinha, entre elas o alecrim, tomilho e orégano.

Combinações clássicas: Logo pensamos na pizza marguerita com toque especial de manjericão Kitano. O tempero é bastante usado para dar mais sabor às carnes e também aos molhos pesto e ao sugo.

Combinações ‘fora da caixinha’: Bora viver um dia de chef na cozinha? O pão de manjericão e o sorvete com calda de manjericão são duas receitas criativas e boas para dar uma variada na rotina.

Alecrim

Características: O alecrim exala aroma e um sabor marcante e amadeirado em contato com o calor. Não precisa nem dizer o quanto ele acrescenta ao paladar quando acompanha as receitas. Interessante para quem pretende deixar de lado os ingredientes de sempre no tempero de carne e frango, como cebola e alho. O alecrim traz um ar sofisticado. Evite cozinhar demais para não perder a essência do alecrim.

Combinações clássicas: Tradicionalmente usado para temperar carnes grelhadas e também assadas. Frango grelhado e maminha assada com alecrim são garantias de sucesso. O alecrim Kitano também é usado para melhorar o processo digestivo, pois combate a acidez digestiva. A erva tem outros benefícios à saúde. Não à toa o chá de alecrim é tão famoso.

Combinações ‘fora da caixinha’: O alecrim não é mero tempero de carnes e base para fazer chás. Essa erva aromática pode ser bastante usada no almoço e jantar, como no preparo de purê de batata doce, e também pode ser ativada na sobremesa, dando sabor diferenciado ao brigadeiro de alecrim.

Curry

Características: Pense em uma diversidade de especiarias de sabores acentuados e naturais sendo torradas, moídas e misturadas. Essa explosão de aromas gera o curry, um tempero com gosto bem especial. Famoso pela sua picância, graças à presença das pimentas e do gengibre, e aroma complexo, principalmente pela presença de açafrão-da-terra.

Combinações clássicas: Por reunir diversas especiarias em uma só, o curry Kitano combina muito bem no tempero de verduras e legumes assados, frango, carnes, arroz e feijões. Uma das receitas clássicas com curry é o arroz amarelinho que também leva vegetais. Outras indicações campeãs: contra-filé e filé de frango temperados com curry.

Combinações ‘fora da caixinha’: Batata doce e curry formam uma combinação bem sugestiva. O tempero dá um up no sabor da batata cozida. Para deixar o prato ainda mais saboroso, o curry pode ser juntar ao leite de coco em uma tigela para misturar com as batatas já assadas. Pode levar ao forno por alguns minutos.

Essas receitas sugeridas e muitas outras podem ser conferidas no site da Kitano, além de muitas outras informações e dicas.

Sobre a Kitano

Líder nacional no segmento de temperos naturais e com mais de 60 anos de história no Brasil, a Kitano possui um portfólio completo com diversas soluções para uso culinário, sendo mais de 30 tipos de ervas, especiarias, pimentas, temperos 100% naturais e sem conservantes, além de temperos prontos, molhos e sopas. Com ingredientes cuidadosamente selecionados ao longo de toda cadeia de insumos, Kitano inspira e engaja os consumidores brasileiros na descoberta e criação de novos sabores, permitindo ainda mais ideias para diversos tipos de receitas.

Sobre a General Mills

A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie’s, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Mais Vita e Kitano, reconhecidas pelos brasileiros há muitas gerações. Como parte da expansão de seus negócios no País, em 2016, adquiriu a Carolina, líder regional em laticínios e reconhecida por marcas de destaque em iogurtes como Carolina, VeryGurt e Gluck.