Pular para o conteúdo

Campanha “Exercício físico é remédio para o câncer” tem a participação de astro da NBA que venceu a doença

O objetivo da ação é estimular os pacientes oncológicos a adotar um estilo de vida mais ativo e, também, conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância destas atividades, inclusive como forma de reabilitação pré e pós-cirúrgica.

O jogador de basquete Nenê Hilário (astro brasileiro que ascendeu à NBA e já venceu uma neoplasia) e a jornalista Lilian Ribeiro (que, atualmente, luta contra um tumor) são dois dos embaixadores da campanha “Exercício físico é remédio para o câncer”, cujo objetivo é estimular os pacientes oncológicos a adotar um estilo de vida mais ativo – em qualquer etapa do seu tratamento – e, também, conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância destas atividades, inclusive como forma de reabilitação pré e pós-cirúrgica.

A iniciativa é promovida pela Maple Tree Brasil, em parceria com o GBECAM (Grupo Brasileiro de Estudos em Câncer de Mama) e a PrehaBrazil (Pré-Habilitação Cirúrgica). A ação foi proposta pela mastologista Alice Francisco, pela oncologista Daniela Dornelles Rosa e pelo profissional de educação física Henrique Mansur.

“Esta ideia nasceu a partir da discussão das barreiras para a prática da atividade física por parte dos pacientes oncológicos, assim como da observação da literatura científica e da práxis profissional”, esclarece a doutora Alice Francisco, dirigente da ONG Maple Tree Brasil.

Figuras públicas atuam como embaixadores

O jogador de basquete Nenê Hilário descobriu um câncer testicular em 2008 e passou por uma cirurgia e quimioterapia para vencer a doença. “Eu deveria ter jogado por apenas oito anos, mas consegui permanecer por 18 anos”, relata. “Isso graças a uma firme fé, convicção em Cristo, [ajuda dos] amigos e pessoas que me amam. Que nós possamos nos movimentar, porque movimento é vida.”

Já a jornalista Lilian Ribeiro foi diagnosticada em outubro de 2021. Ela compartilhou sua luta com os telespectadores: “Estou me tratando, me cuidando. Comecei a fazer quimioterapia e estou me saindo bem, segundo os médicos. Algumas reações são um pouco chatas, mas seguimos em frente. Como boa parte das pessoas que fazem a quimioterapia, perdi os meus cabelos. Nesse processo a caminho da cura, eu vou aparecer na GloboNews com um lenço”. Lilian complementou: “Quero que ele represente para você a lembrança […] do fato de que eu estou me cuidando”, afirmou.

Linguagem acessível ao público

“Em nossas redes sociais, publicamos semanalmente informações científicas com linguagem acessível para o público, associando a atividade física a desfechos [positivos] na saúde do paciente oncológico”, comentou a doutora Alice Francisco. “Além da promoção da saúde e prevenção do câncer, a atividade física é, também, um tratamento para diversos sintomas que o paciente oncológico percebe ao longo de sua jornada.”

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas em: