Pular para o conteúdo

Mitos e Verdades: Tudo sobre canal dentário

Quando falamos em tratamento de canal dentário, muitas dúvidas podem surgir sobre quais são as medidas preventivas, como saber quando é o momento ideal para buscar um dentista e como realizar determinados procedimentos.

Há alguns anos um dente com infecção em sua polpa devido à presença de cárie era extraído. Hoje, os canais podem salvar muitos dentes considerados perdidos.

Neste artigo, abordaremos as principais informações sobre este tratamento com seus principais mitos e verdades. Confira!

O que é um tratamento de canal dentário?

De maneira resumida, o canal dentário é um procedimento que envolve a remoção da polpa — o tecido encontrado na raiz do dente.

Normalmente, ele é indicado quando a cárie está presente em um estágio avançado que já causou danos à polpa.

Ou seja, podemos dizer que esse procedimento é geralmente realizado quando a polpa do dente está danificada, infectada ou morta.

O procedimento envolve a limpeza, preparo e preenchimento da área para selar o dente em questão e evitar danos mais graves às dentições. Se não for tratado, problemas podem se desenvolver e a extração do dente pode ser necessária.

Como identificar a necessidade de um canal dentário?

Antes de tudo, é importante lembrar que todo sintoma deve ser avaliado por um profissional, como, por exemplo, visitar um dentista 24 horas caso sinta dor, inchaço ou até desconforto.

O que você precisa saber é que entre os sintomas e condições mais comuns que indicam a necessidade de tratamento de canal, podemos destacar:

  • Dor de dente;
  • Trauma oral;
  • Estrutura dentária danificada;
  • Inchaço na área.

Caso você esteja com algum desses sintomas, procure uma clínica de odontologia assim que possível. Durante essas visitas, um profissional conseguirá determinar sua saúde bucal e realizar procedimentos preventivos.

Além do acompanhamento com um especialista, a melhor forma de evitar danos mais graves é promover a saúde bucal.

Garanta que esteja fazendo a higienização de forma correta com o uso de uma boa escova de dentes, um creme dental aprovado pelo dentista e o uso diário do fio dental.

A importância do canal dentário

Se o seu dentista recomendou o tratamento de canal, é porque certamente ele encontrou danos na polpa do dente. Portanto, abordar o problema evitará possíveis complicações, como dor intensa, inchaço, infecção e até febre ou desconforto nas articulações da face.

É válido destacar que, a falta do tratamento pode acarretar extração dos dentes, processo que pode ser evitado com o canal dentário.

A boa notícia é que hoje em dia, com os avanços da odontologia, o tratamento endodôntico é muito menos incômodo para o paciente e, em alguns casos, pode ser feito em apenas uma sessão.

Os principais mitos e verdades sobre o canal dentário

Muito se escuta sobre os procedimentos odontológicos.

Entretanto, histórias mal contadas passadas entre amigos e familiares podem gerar um grande medo e até desconfiança dos pacientes ao saber que precisam de um tratamento no consultório. Pensando nisso, separamos as principais dúvidas para você:

Agora, para complementar o que você já aprendeu sobre os canais dentários, chegou o momento de falarmos sobre os principais mitos e verdades deste procedimento:

  1. O tratamento de canal é opcional

Mito! Este tratamento deve ser realizado quando indicado pelo dentista especializado em periodontia. Isso porque ajuda a proteger a saúde dos dentes e a saúde do paciente. 

  1. Tratamento de canal é muito caro

Mito! Ao longo dos anos, o tratamento passou a caber no orçamento de muitas pessoas. 

Hoje está ainda mais acessível e pode até ser feito no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda assim, mesmo em clínicas particulares, isso não afeta a carteira.

  1. O paciente sente dor durante o tratamento de canal

Mito! Um dos maiores mitos associados ao tratamento é a dor durante o procedimento.

A verdade é que quando realizada por um profissional verdadeiramente qualificado e experiente, o paciente não sentirá nada porque estará devidamente anestesiado.

  1. O tratamento não previne novas cáries.

Verdade! Não há como prevenir novas cáries além de uma higiene bucal adequada. 

Escovar diariamente, usar fio dental, limpar a língua e usar enxaguante bucal, se necessário, são os principais passos para manter tudo sob controle.

  1. Canal deixa os dentes escuros

Mito! Hoje, existem diversas técnicas e ferramentas para minimizar a ocorrência de manchas.

Há muito tempo, o risco era maior dependendo da lesão, técnica e materiais utilizados no tratamento. Aqui, a dica é sempre conversar com o dentista de canal para que ele te informe sobre opiniões relacionadas ao seu tratamento — inclusive sobre escurecimento.

  1. Os dentes ficam fracos 

Mito e verdade! O tratamento do canal dentário pode enfraquecer os dentes caso o paciente não cumpra as recomendações do profissional.

Por isso, é muito importante que o paciente siga todas as orientações do dentista durante o pós-operatório.

Cuide da sua higiene bucal

Como você pode ver, o tratamento de canal é muito importante para proteger seus dentes e garantir dentições fortes, saudáveis e bonitas. Visitas frequentes ao dentista e check-ups regulares são sinônimos de segurança e ajudam a prevenir problemas mais graves.

Caso já faça o uso de acessórios ortodônticos ou facetas dentárias, visite um dentista especialista em protese para tratamentos e consultas mais focadas.

Procure seguir uma boa rotina de higienização, escovando os dentes após cada refeição, se preciso, realize uma limpeza no consultório odontológico para remover o tártaro e se previna de possíveis doenças periodontais.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.