Pular para o conteúdo

Atividade física pode amenizar sintomas de asma

Coordenadora do curso de Educação Física da Anhanguera explica como exercícios podem melhorar qualidade de vida de asmáticos

Atividade física aumenta condicionamento e qualidade de vida de asmáticos

Para quem convive com a asma, uma simples caminhada pode se tornar um grande desafio. Segundo o DATASUS, banco de dados do Sistema Único de Saúde, ocorrem 350 mil internações pela doença no País todos os anos e há aproximadamente 20 milhões de brasileiros com essa condição. Ao contrário do que sugere o pensamento popular, atividade física pode contribuir para o controle do quadro asmático, até mesmo em níveis moderados e avançados.

De acordo com a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera, professora Elizimara Augusta Pereira Lima, o sedentarismo deve ser evitado por todos, inclusive por pessoas com asma, que podem elevar o risco de crises por conta da imobilidade. “Além dos medicamentos e acompanhamento médico, o ato de se exercitar irá aumentar a resistência e melhorar a função pulmonar, o que beneficia a qualidade de vida do indivíduo”, explica a docente.

A asma é uma doença crônica e comum que afeta os brônquios e bronquíolos, que, quando em contato com substâncias irritantes, irão se contrair para evitar que o qualquer corpo estranho chegue até os alvéolos — esse processo dificulta a respiração. Alguns gatilhos podem provocar um acesso asmático, como os ácaros, fungos, pelos e pólens carregados pelo vento, poluição ambiental, fumaça de cigarro, entre outros. Esforços intensos também podem piorar sintomas e provocar broncoespasmos, tosse com chiado no peito e falta de ar.

“Por essa razão, um bom condicionamento físico pode prevenir que o paciente exija mais do que o corpo consegue aguentar em atividades do dia a dia”, explica a especialista. “Não é indicado começar a fazer exercícios abruptamente ou sem acompanhamento de um profissional de Educação Física. O ideal é começar a se mexer aos poucos, para que a evolução seja progressiva”, afirma. “30 minutos de caminhada por dia é o suficiente para iniciar uma vida saudável”, recomenda.

NATAÇÃO

Um dos esportes com mais resultados para o tratamento da doença é a natação, que trabalha os membros superiores e inferiores ao mesmo tempo e melhora a coordenação respiratória. “A sincronização entre as braçadas e a respiração impede que a asma seja induzida pelo aeróbico, além de fortalecer músculos como o diafragma, otimizar o preparo cardiorrespiratório e aumentar a tolerância para outros exercícios”, explica Elizimara.

A contraindicação para a prática desportiva em piscinas acontece quando o paciente asmático possui alergia ao cloro, que pode causar uma crise dependendo da quantidade da substância na água. “O indivíduo será o primeiro a perceber se há bastante cloro no local, principalmente se a academia for fechada e com aquecimento”, afirma. A professora ressalta, também, que nenhuma atividade irá substituir o tratamento médico e que as ações devem ser feitas em conjunto.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.