Pular para o conteúdo

Stand up Comedy: a diversão das noites paulistanas

O Comédia Nova veio para inovar o cenário do Stand Up Comedy.

Os shows que ocorrem religiosamente às segundas, terças e quartas-feiras, apresentam um elenco de novos humoristas que aproveitam a oportunidade de exibirem suas piadas nos palcos do Boteco do Xexéu, que arrebenta quando o assunto é cerveja barata no Baixo Augusta.

São Paulo, apelidada carinhosamente de “Selva de Pedra”, é capaz de proporcionar uma movimentação quase incessante.

A rotina paulistana pode ser caótica, mas é ao anoitecer que a Terra da Garoa pode respirar um pouco.

A cidade que nunca dorme deixa de lado a agitação e a euforia e dá espaço para recuperar o fôlego, oferecendo o que há de melhor: a cultura.

Os “rolês culturais” da cidade variam em gênero, número e grau, a cultura continua se expandindo dia após dia.

Por aqui encontramos um pouco de tudo – desde museus, galerias de arte, casas de shows até mesmo – como por exemplo, o teatro.

Você já assistiu a uma peça teatral? Nelas, geralmente, vários atores interpretam uma história, para despertar sentimentos na plateia.

O teatro possui diversos gêneros, como óperas, musicais, dramas, romances, e é claro, comédia.

A comédia é simples de entender, é o humor para a arte cênica, ou seja, tudo aquilo num espetáculo que nos faz rir.

Entretanto, retirando de uma peça teatral o cenário, os muitos personagens, as caracterizações, teremos então, o palco, a história e a comédia, e daí surgirá um espetáculo.

Sendo contada por uma única pessoa, o comediante, ou humorista cria uma outra modalidade de cultura: o Stand up Comedy.

Os “contadores de piada” dos EUA foram os primeiros a plantar as raízes do Stand- up.

Na época, as casas noturnas até decidiram dar um tempo com as apresentações musicais e trocar seus nomes para “Clubes de Comédia”, como vemos até hoje no Brasil.

Mas agora, não apenas as Casas de Comédia apresentam shows de Stand up Comedy. Às segundas, terças e quartas, há um palco especial no Boteco do Xexéu, bar localizado na Rua Peixoto Gomide, 155, na região do Baixo Augusta.

Lá, além de ótimas porções e bebidas boas e baratas, você encontrará um show de humor diferente de tudo: o Comédia Nova.

História

O Comédia Nova é um projeto que já acontece há seis meses e as noites contam com elencos diferentes a cada mês – cerca de 120 comediantes apresentam seus roteiros mensalmente.

O Projeto tinha outro nome e outra localização antes de migrar para São Paulo.

Começou com 4 comediantes se apresentando semanalmente em uma livraria de Salvador e o Projeto, que segue até hoje, era chamado Brooklyn 1982.

Após 1 ano e meio, 28 comediantes tiveram a oportunidade de começar e seguiram carreira.

Porém durante a pandemia de COVID-19, a livraria que cabia 25 pessoas e diversos sonhos, veio a falência, e o projeto encontrou um novo lar.

E se começar na carreira como humorista é difícil, no Comédia Nova isso se torna fácil.

Pois as vagas são para aqueles que têm o desejo de iniciar, crescer e criar uma carreira no mundo do Stand up Comedy.

Os Open mic’s, como são chamados esses artistas iniciantes, têm ali, a oportunidade de testar o poder de riso por trás de suas histórias e de seus roteiros.

Segundo o Mestre de Cerimônias da Noite, Bob Rodrigues:

“O Stand Up Comedy se torna uma válvula de escape, para eles, e para mim. A gente está nessa luta diária que é levar público para que esses comediantes iniciantes consigam expressar a sua arte, temos um palco onde eles podem se expressar. Nosso maior intuito com o Comédia Nova é que cada vez mais essa arte, o mundo da comédia, seja conhecida. Muita gente ainda acha que a comédia é ignorante, mas essa é a nossa forma de trazer cultura”.

Por isso, se você está buscando arte, risadas, comida, bebida e entretenimento, não deixe para última hora e conheça o projeto que está inovando e que quer conquistar as noites paulistanas!

Coloque na sua agenda e durante a semana vá ao Boteco do Xexéu, prestigie e apoie os novos artistas, vibre e se divirta!

Um bom show e uma ótima noite (principalmente, se ela for de comédia).