Pular para o conteúdo

Seis cidades da região de Franca recebem oficinas e shows de Eduardo Machado Quarteto

Projeto “Sementes Musicais” leva oficinas de música instrumental brasileira a alunos da rede pública e shows gratuitos nas praças de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista, a partir desta sexta (06/05)
“Sementes Musicais – Semeando notas, transformando vidas!” é o mais novo projeto do contrabaixista Eduardo Machado, que em maio e junho levará oficinas de música instrumental brasileira a alunos da rede pública e shows gratuitos nas praças de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista. A primeira cidade a receber Eduardo Machado Quarteto é Ribeirão Corrente, nesta sexta-feira (06/05), com duas oficinas às 9h e 13h30, na EMEB Farid Salomão, e o show no domingo (08/05), às 17h, no Coreto da Praça Santa Cruz, em homenagem ao Dia das Mães.

Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro, com reconhecimento internacional, Eduardo Machado é formado em MPB e Jazz pelo Conservatório de Tatuí, professor de música há 32 anos, compositor e produtor musical e cultural. Seu trabalho é focado na música instrumental brasileira, tendo lançado 9 álbuns e 5 DVDs.

Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e apoio das prefeituras municipais de Restinga, Ribeirão Corrente, Nuporanga, Buritizal, São José da Bela Vista e Cristais Paulista, “Sementes Musicais” tem como objetivo garantir à população destas cidades o acesso à cultura, principalmente à música popular brasileira instrumental, e incentivar crianças e jovens estudantes a tocar um instrumento musical.

“Queremos contribuir com a formação de público qualificado entre a população do interior paulista, com o fortalecimento da música brasileira, levar arte e cultura para pequenos municípios, difundir e despertar nas pessoas o mesmo interesse que elas já têm pela música cantada”, diz Eduardo.

Acompanhado dos músicos, e também experientes professores, Beto Sápio (saxofone), Gil Reis (teclado) e Mário Teodoro (bateria), Eduardo vai promover 12 oficinas de música brasileira, com duração de 40 minutos cada, toda sexta-feira, sendo duas em cada escola da cidade (manhã e tarde), para cerca de 3600 alunos do ensino básico e fundamental (de 6 a 15 anos).

“Nestes encontros vamos abordar ritmos e gêneros musicais como a bossa nova, choro, samba e também estilos nordestinos como o baião, xote e maracatu, apresentando os grandes mestres da música brasileira como Tom Jobim, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros, visando o fortalecimento de uma educação integral”, explica Eduardo.

No domingo, às 17 horas, Eduardo Machado Quarteto faz o show gratuito na praça da cidade, para pessoas de todas as idades, com repertório autoral de música instrumental brasileira. A agenda de shows acontece em maio e junho: Ribeirão Corrente (08/05), Restinga (15/05), São José da Bela Vista (22/05), Buritizal (05/06), Nuporanga (12/06) e Cristais Paulista (26/06).

“A música brasileira é tão respeitada e consumida no mundo todo, exaltada e reverenciada por grandes nomes do cenário mundial como Frank Sinatra e Sting, mas sabemos que muitas crianças, jovens e até adultos nunca ouviram falar em bossa nova, chorinho ou nomes como Tom Jobim e Jacob do Bandolim. Provavelmente será a primeira vez que grande parte da população irá assistir a uma apresentação de música instrumental e esperamos que o show marque a vida de todos!”, diz Eduardo Machado.

“Sementes Musicais” ainda prevê a realização de uma oficina gratuita de contrabaixo na EMEB Olívio Faleiros da cidade de Itirapuã.

PROGRAMAÇÃO
‘Sementes Musicais’, com Eduardo Machado Quarteto
Gratuito

Ribeirão Corrente 
Oficinas: sexta-feira (06/05), às 9h e 13h30, na EMEB Farid Salomão
Show: domingo (08/05), às 17h, no Coreto da Praça Santa Cruz

Restinga
Oficinas: sexta-feira (13/05), manhã e tarde, na EMEB Gilberta Vilela Rosa
Show: domingo (15/05), às 17h, na Praça Nossa Senhora Aparecida

São José da Bela Vista
Oficinas: sexta-feira (20/05), às 10h30 e 13h30, na EMEB José Renato Nogueira Ambrósio
Show: domingo (22/05), às 17h, em frente à Igreja Matriz

Itirapuã
Oficina de contrabaixo: quinta-feira (02/06), na EMEB Olívio Faleiros

Buritizal
Oficinas: sexta-feira (03/06), manhã e tarde, na EE Francisco Ribeiro Soares Júnior
Show: domingo (05/06), às 17h, na Praça Central

Nuporanga
Oficinas: sexta-feira (10/06), às 11h e 13h – escola a confirmar
Show: domingo (12/06), às 17h, na Praça Central Eloy Lima

Cristais Paulista
Oficinas: sexta-feira (24/06), manhã e tarde – escola a confirmar
Show: domingo (26/06), às 17h, na Praça Central

O MÚSICO
Considerado pela crítica especializada como um dos maiores nomes do contrabaixo brasileiro da atualidade, Eduardo Machado é formado no Conservatório de Tatuí (SP) e expressa em seu instrumento destreza e versatilidade, características preservadas nos seus 32 anos de carreira, como músico e professor. Sua discografia é composta por 9 CDs e 5 DVDs, com destaque para quatro turnês internacionais, com apresentações em diversos países da Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, e premiação no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009).
Já participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes, Dinho Ouro Preto, Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Biglione, Toninho Horta, Celso Pixinga, Gabriel Grossi, Edu Ribeiro, Marku Ribas, Carlos Bala, Derico, entre outros.
Eduardo Machado Quarteto vai levar duas oficinas de música instrumental brasileira em cada cidade, a alunos da rede pública com idades entre 6 e 15 anos. Foto: Divulgação