Pular para o conteúdo

Você sabia que hábitos inconscientes podem levar à cegueira?

Hábito inocente proporciona alívio rápido ao incômodo, mas pode trazer consequências irreparáveis; coceira frequente exige cuidados médicos

O clima seco, típico do inverno, que tem ausência de chuvas em quase todo o território nacional, resulta na menor lubrificação ocular. Por isso, é tão comum encontrar pessoas se queixando de coceira nos olhos, que é parte de uma reação alérgica.

O que ocorre nesta época é que, com o ar seco, as partículas de sujeira suspensas no ar ficam mais concentradas. Quem trabalha, mora ou passa por avenidas movimentadas ou obras costuma sofrer com o incômodo.

O clima, no entanto, não é o único fator que pode iniciar uma alergia na região. O uso de maquiagem fora do prazo de validade, contato com pelo de animais e exposição à fumaça de cigarro, entre outros agentes estranhos, também podem contribuir para o coça-coça.

A alergia é reconhecida facilmente. Logo após o contato com a substância alergênica, o olho começa a coçar.

Contudo, o quadro de alergia nos olhos causa sintomas que vão além da coceira. É frequente apresentar vermelhidão e ter sensação de ardência na região. Em alguns casos, há lacrimejamento, queimação, fotofobia (sensibilidade à luz) e visão borrada.

A junção dos sintomas gera aquela vontade inevitável de esfregar os olhos para trazer alívio – porém, a atitude não é recomendada pelos especialistas.

Por que não devemos esfregar os olhos?

Apesar de ser simples e corriqueiro, coçar os olhos não é um ato inofensivo.

Primeiramente, jamais devemos colocar as mãos nos olhos sem antes fazer uma boa higienização. Ao fazer isso, o indivíduo tem grandes chances de contrair infecções oculares e conjuntivites e, ainda, causar possíveis danos à retina.

Tocar os olhos com as mãos ou esfregá-los também pode causar lacerações e machucados no tecido ocular e romper os vasos da pálpebra.

Para quem tem histórico familiar de ceratocone ou convive comprovadamente com a doença, a prática pode provocar o rompimento das fibras da córnea, que desencadeia a enfermidade. Sem tratamento, o ceratocone pode progredir e prejudicar a visão, dificultando atividades diárias.

O hábito de coçar os olhos também pode ocasionar o descolamento da retina. Ele ocorre quando a membrana que protege o globo ocular é atingida, e se descola do tecido de suporte. Se não for imediatamente tratada, ela pode levar à perda total da visão. Não por acaso, este é um dos riscos que uma pessoa assume ao realizar uma cirurgia de catarata, mas acontecem de forma muito rara.

O que fazer em caso de alergia nos olhos?

Os indivíduos que convivem com alergia nos olhos devem se consultar, de preferência, com dois especialistas: um oftalmologista e alergologista. Eles vão atuar em conjunto para definir um tratamento individualizado.

Para aliviar a alergia nos olhos, é fundamental identificar o agente que desencadeia a reação e procurar interromper o contato com essa substância.

Também é preciso recobrar a umidificação ocular, evitando o olho seco e novos quadros de coceira. Isso geralmente é feito por meio de colírios receitados pelo médico, devidamente aplicados.

Se o paciente apresentar alguma complicação, como blefarite (inflamação das pálpebras), terçol (infecção das glândulas sebáceas e sudoríparas), conjuntivite ou ceratocone, por exemplo, as doenças vão necessitar de cuidados específicos. Os casos graves de ceratocone exigem até mesmo um transplante de córnea.

Como aliviar a coceira nos olhos?

Para o alívio imediato da coceira trazida pela alergia e seus demais desconfortos, como a sensação de areia nos olhos, é possível adotar alguns cuidados em casa, desde que a região não esteja comprometida:

Evitar os alérgenos

A melhor forma de controlar os sintomas é reduzindo a exposição ao agente causador. Se o indivíduo não tem conhecimento sobre a sua sensibilidade, os alérgenos mais comuns são a poeira e pêlos de animais.

Proteção ocular

Sempre que possível, ao ar livre, o uso de óculos de sol é recomendado para ajudar a proteger os olhos ao reduzir o contato com possíveis substâncias que causam a reação alérgica.

Retirar lentes de contato

A superfície das lentes de contato, mesmo quando bem higienizadas, concentra proteínas e alérgenos naturalmente transportados pelo ar. Principalmente nos quadros em que a coceira está associada a conjuntivite alérgica, é preferível usar óculos de grau ao invés das lentes de contato.

Além disso, para diminuir o acúmulo de substâncias, o ideal é fazer uso das lentes de contato diárias, descartadas após um único uso.

Se a alergia estiver incomodando e não for possível parar de coçar os olhos, as lentes devem ser removidas o mais rápido possível, evitando o risco de lesões.

Compressas de água fria

As compressas de água fria ajudam a reduzir a sensação de irritação nos olhos. Para aplicá-las, basta molhar uma gaze em água fria e colocá-la sobre os olhos por alguns minutos. Cada compressa deve ser usada somente uma vez.

Se as medidas sugeridas não fizerem efeito, se a coceira se intensificar ou se a duração se prolongar, a busca por um oftalmologista é primordial. Caso tenha uma idade mais avançada, procure também saber o que é catarata, glaucoma, astigmatismo e outras tantas doenças que costuram turvar a visão. Isso pode fazer com que muitas pessoas comecem a coçar os olhos para tentar desembaraçar as vistas.

De qualquer forma, é preciso manter as mãos longe dos olhos, bem como evitar a automedicação para garantir a saúde ocular. Sim, é tentador, mas os  benefícios a longo prazo serão enormes.