Pular para o conteúdo

Conheça a nanotecnologia, a ciência que está sendo aplicada em cosméticos

Os benefícios garantem efeito potencializador para o corpo e produtos mais eficientes

A nanotecnologia está longe de ser uma novidade. Pelo contrário, de acordo com cientistas e estudos publicados, ela já existe há 1.700 anos, pelo menos. Contudo, atualmente, a ciência está ganhando destaque pela sua função na indústria cosmética.

Trata-se de uma tecnologia que estuda e controla uma matéria em nanoescala – um tamanho específico que não pode ser visto a olho nu, manipulando a estrutura molecular.

Com diferentes vertentes de atuação, a nanotecnologia está presente na medicina, biomedicina, tecnologia, ciência, engenharia e também no mundo da beleza. Basicamente, sua função é tornar algo melhor do que se estivesse em sua versão normal.

Quando pensamos em cosméticos, a nanotecnologia refere-se à capacidade dessas pequenas partículas de tornarem um produto mais eficaz, melhorando a penetração de ativos na pele, a redução de irritações, as incompatibilidades nas fórmulas, os efeitos potencializadores e até mesmo os cheiros mais agradáveis, além de outras melhorias sensoriais.

Na prática, pessoas que possuem o hábito de realizar procedimentos estéticos como o preenchimento de rugas, por exemplo, podem aproveitar maiores benefícios desses produtos, pois, como citado anteriormente, a pele absorve de maneira mais completa. Se o produto fosse produzido com partículas maiores, ficaria apenas na camada superior da pele, sem atingir, de fato, um tratamento.

Outro exemplo claro é como os pós faciais estão cada vez mais finos, sem perder a sua função, levando a um efeito mais natural nas maquiagens. Além dos produtos capilares que prometem uma ação de restauração dos fios, hidratando profundamente e tratando com maior precisão as falhas apresentadas.

A nanotecnologia pode ser encontrada em produtos de hidratação facial e corporal, protetores solares, produtos antienvelhecimento, shampoos, condicionadores, maquiagens, creme dental, esmaltes, vitaminas, séruns, etc. Em breve, a aplicação dessa ciência será comum entre a maioria dos itens utilizados no cotidiano das pessoas.

Além de sua aplicação em produtos cosméticos, a nanotecnologia também possui o benefício de menor impacto na natureza – buscando a sustentabilidade, ajuda no tratamento de doenças graves e em procedimentos médicos mais precisos, além de desenvolver melhorias digitais, como baterias mais duráveis ou menor uso de energia de multiprocessadores, por exemplo.

Ela já está presente em diversas áreas das nossas vidas e passa a ser cada vez mais segura e eficaz, pois seus avanços são constantes, já que apresenta diversas vantagens. Então, não se assuste ao ver nas prateleiras de lojas e farmácia cosméticos com nanotecnologia, isso significa que aquele produto foi desenvolvido com uma ciência mais avançada, menos agressiva ao meio ambiente e, sem dúvida, mais eficaz.