Pular para o conteúdo

O que é melasma e como tratar?

O melasma é uma condição da pele que causa manchas, geralmente no rosto, que são mais escuras do que o tom natural da pele. Embora comum, o melasma pode ser confundido com outra condição da pele.

Os dermatologistas certificados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) têm a experiência necessária para fornecer um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.

Se você tiver manchas coloridas ou manchas semelhantes a sardas na pele, consultar um dermatologista pode ajudar a aliviar sua mente. O melasma não é um sinal de câncer de pele, pois normalmente parece plano e aparece em ambos os lados do rosto.

Melasma em mulheres

Muitas mulheres veem pela primeira vez essas manchas ou manchas semelhantes a sardas no rosto durante a gravidez ou quando começam a tomar pílulas anticoncepcionais, e por isso podem precisar de um atestado médico ocupacional.

As áreas acastanhadas manchadas e manchas semelhantes a sardas no rosto desta mulher são o melasma, que aparecem pela primeira vez enquanto ela estava grávida.

Melasma na testa e bochechas das mulheres

As mulheres que têm tons de pele médios a escuros são mais propensas a desenvolver melasma. Quando ele aparece, pode causar manchas bronzeadas, marrons, marrom-acinzentadas ou cinza-azuladas, algumas semelhantes às sardas.

Eles geralmente aparecem em certas áreas do rosto, como bochechas, testa, queixo e até acima do lábio superior. Embora menos comum, o melasma pode se desenvolver nos braços, pescoço ou em outros lugares.

O que pode eliminar o melasma?

Embora o melasma possa desaparecer por conta própria, essa condição da pele também pode durar anos. Se você não gosta da descoloração da pele causada pelo melasma, certos tratamentos às vezes podem ajudar.

Os dermatologistas recomendam tratar o melasma mais cedo ou mais tarde. Pode ser difícil obter resultados visíveis do tratamento se você tiver melasma por muitos anos. No entanto, se estiver grávida, espere até ter seu bebê para tratar a condição.

Se você usa um tratamento para melasma que pode comprar sem receita médica, pode ser difícil saber se é seguro usar durante a gravidez. Além disso, ele pode melhorar e às vezes até desaparecer após o parto.

Existe cura para o melasma?

Tratamentos como cremes podem ajudar a desbotar a descoloração, mas os tratamentos não podem fazer o melasma desaparecer para sempre. Esta condição da pele pode voltar. É comum o melasma retornar quando você passa o tempo ao ar livre sem proteger a pele do sol.

De fato, muitas pessoas que têm melasma dizem que as manchas e manchas escuras se tornam mais visíveis durante o verão e desaparecem no inverno. Por isso é importante usar protetor solar todos os dias e um chapéu de abas largas para evitar que as manchas escureçam ou voltem.

Na verdade, o tratamento do melasma é um dos motivos mais comuns que as pessoas que têm um tom de pele mais escuro procuram um dermatologista. Eles entendem que o tratamento do melasma em tons de pele mais escuros requer uma abordagem diferente do tratamento do em tons de pele mais claros.

Por exemplo, alguns tratamentos de melasma podem irritar a pele mais escura, o que pode piorar a mancha e torná-la mais escura.

Os dermatologistas sabem quais cuidados tomar para evitar que os tratamentos piorem o melasma em tons de pele mais escuros. Eles também entendem que geralmente leva mais tempo para ver os resultados do tratamento se você tiver um tom de pele escuro.

Como os dermatologistas diagnosticam o melasma?

Muitas vezes, um dermatologista pode diagnosticar o melasma observando atentamente o rosto e o pescoço. Muitos descobrem essa condição em consultas periódicas em uma empresa de exame demissional.

Para obter uma visão de perto, seu dermatologista pode usar um dispositivo especializado, como uma lâmpada ou um dermatoscópio.

Colocados sobre (ou perto) de sua pele, esses dispositivos ajudam seu dermatologista a ver quão profundamente o pigmento mais escuro atinge as camadas de sua pele. Esse conhecimento é extremamente útil se você quiser tratar o melasma.

Às vezes essas manchas podem parecer com outra condição da pele. Para descartar isso, seu dermatologista pode realizar uma biópsia de pele, que envolve a remoção de um pequeno pedaço dela com um esterilizador para laboratório.

Como os dermatologistas tratam o melasma?

O melasma pode desaparecer sozinho. Isso geralmente acontece quando um gatilho, como gravidez ou um medicamento, causa essa condição. Quando você dá à luz seu bebê ou para de tomar a medicação, ele pode desaparecer.

O melasma também pode durar anos ou até mesmo uma vida inteira. Embora não possa prejudicar seu corpo, é compreensível que muitas pessoas queiram tratá-lo.

Não existe um melhor tratamento para o melasma. Muitas vezes o tratamento mais eficaz combina proteção solar com medicamentos que você aplica à sua pele e às vezes um procedimento estético.

Se você deseja tratar o melasma, não deixe de perguntar ao seu dermatologista sobre o custo do tratamento. Como esse tratamento não é considerado clinicamente necessário, a maioria dos planos de saúde não cobre o custo.

Se você decidir tratar o melasma, seu dermatologista criará um plano de tratamento adaptado às suas necessidades, que pode ser atendido pelo plano de saúde oferecido aos profissionais de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório.

Isso significa que seu plano considerará seu tom de pele, quão profundamente o melasma a atinge e quaisquer gatilhos que você possa ter. A luz do sol, o uso de pílulas anticoncepcionais e até mesmo o estresse podem desencadear o melasma.

Os objetivos do tratamento são:

  • Diminuir a quantidade de pigmento que seu corpo produz;
  • Uniformizar o tom da sua pele, devolvendo-lhe a cor natural.

Para atingir esses objetivos, um plano de tratamento geralmente consiste em:

Proteção solar

A luz solar faz com que a pele produza mais pigmento, o que pode escurecer o melasma existente e causar novas manchas.

Seu dermatologista lhe dirá como proteger sua pele do sol. Isso geralmente envolve usar um chapéu de abas largas ao ar livre, procurar sombra e aplicar um protetor solar de amplo espectro (FPS 30 ou superior) ao longo do dia.

Para pacientes com melasma, os dermatologistas costumam recomendar o uso de um protetor solar que contenha:

  • Óxido de zinco;
  • Dióxido de titânio;
  • Óxido de ferro.

A proteção solar pode ajudar a desbotar o melasma existente e evitar que ele volte.

Medicação e procedimentos

Seu dermatologista pode prescrever um medicamento que pode diminuir o excesso de pigmento na pele. A maioria dos pacientes recebe uma receita de medicação que aplica na pele em casa.

Seu dermatologista pode prescrever um ou mais dos seguintes:

  • Hidroquinona;
  • Tretinoína e um corticosteróide leve;
  • Creme de combinação tripla;
  • Outros medicamentos.

A hidroquinona é aplicada na pele e trabalha para uniformizar seu tom. Ela não está mais disponível em produtos que você pode comprar sem receita médica.

Já a tretinoína e um corticosteróide leve contêm um retinóide e um anti-inflamatório, que podem uniformizar o tom da pele. Dermatologistas podem conseguir amostras em massa em uma distribuidora de produtos cirúrgicos.

O creme de combinação tripla, por sua vez, contém três medicamentos: tretinoína (um retinóide), um corticosteróide para reduzir a inflamação e hidroquinona para uniformizar o tom da pele.

Outros medicamentos que seu dermatologista pode prescrever, por fim, compreendem um medicamento mais suave para a pele, como ácido azelaico, ácido kójico ou vitamina C.

Ao usar maquiagem para esconder o melasma, é importante aplicar tudo na ordem certa para obter os melhores resultados. Aqui está a ordem que os dermatologistas recomendam:

  • Medicação para melasma;
  • Protetor solar;
  • Maquiagem de camuflagem;

Se você nunca usou maquiagem de camuflagem antes, seu dermatologista pode dar dicas para obter resultados com aparência natural.

Para melhorar seus resultados, seu dermatologista pode adicionar um ou mais dos seguintes ao seu plano de tratamento:

  • Peeling químico;
  • Microagulhamento;
  • Tratamentos a laser e luz;
  • Plasma rico em plaquetas.

Durante o procedimento do peeling químico, seu dermatologista aplica uma solução química no melasma, que pode ajudar a remover o excesso de pigmento.

O microagulhamento minimamente invasivo cria lágrimas microscópicas em sua pele. À medida que ela cicatriza, tende a ter um tom mais uniforme. Você pode conseguir as agulhas para esse procedimento junto a um fornecedor de seringas.

Já os tratamentos a laser e luz podem melhorar os resultados para pacientes que já estão aplicando medicamentos na pele e protegendo a pele do sol.

Por fim, o plasma rico em plaquetas envolve retirar uma pequena quantidade do seu sangue, colocá-lo em uma máquina que separa o sangue em camadas e, em seguida, injetar a camada de sangue conhecida como plasma na pele com melasma.

Para fazer isso, o dermatologista e os biomédicos podem precisar de uma admissão temporária de máquinas usadas. Apenas um dermatologista certificado pelo conselho deve realizar os procedimentos acima.

Os resultados levam tempo

Obter os resultados desejados requer um conhecimento profundo da pele. Um dermatologista certificado pelo conselho tem o treinamento necessário para selecionar o procedimento certo para cada paciente, aconselhá-lo sobre o que esperar e realizar o procedimento com segurança.

Esse tratamento pode ser coberto pelo plano de saúde fornecido aos funcionários de uma fábrica de exaustores para empresas.

Quando você segue seu plano de tratamento, geralmente leva de 3 a 12 meses para ver os resultados. Pode levar mais tempo se você tem melasma há muito tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.