Pular para o conteúdo

Inverno: 4 dicas para acabar com o bolor, mofo e o limo na calçada

Além da higienização, faxina evita que a superfície fique escorregadia, reduzindo o risco de acidentes

Mofo, bolor e limo são muito comuns em ambientes externos, como as calçadas. Eles se formam durante a estação mais fria do ano, o inverno, e devido à umidade que se acumula nessas áreas. Além de passar uma aparência de sujeira, o limo pode ser extremamente perigoso, já que a superfície fica escorregadia, podendo levar pessoas a escorregões, quedas e até acidentes mais graves.

Remover toda essa sujeira parece uma tarefa difícil, ainda mais com uma rotina corrida e tantos afazeres. Priscila Castro, franqueada e especialista em limpeza da Ecoville, empresa especializada em soluções de limpeza, ensina algumas dicas infalíveis para eliminar mofo, bolo e limo. Confira:

Ignore fórmulas milagrosas

Provavelmente, você já tentou fazer essa remoção de inúmeras formas e não obteve sucesso. Na internet, são comuns as dicas que envolvem misturas supostamente milagrosas, como vinagre com sabão ou bicarbonato de sódio. Mas elas não são a melhor opção para esse tipo de limpeza. O ideal é utilizar produtos desenvolvidos especialmente para a tarefa. “As misturas, além de ineficazes, ainda podem danificar o seu piso e causar transtornos ainda maiores do que musgo na calçada”, comenta Cristiano Corrêa.

Escolha o produto certo

Métodos rápidos e eficazes são a melhor escolha para otimizar seu tempo e fazer uma limpeza completa e higienizar sua calçada.  O primeiro passo é a escolha dos produtos. Opte por aqueles desenvolvidos especialmente para remoção de limos e fungos, como o Hipoclorito de Sódio, da Ecoville.

Deixe agir por 10 minutos

Aplique o produto na área desejada, deixe agir por no mínimo 10 minutos, esfregue a solução com o auxílio de uma vassoura e depois enxague com água em abundância. Além de remover completamente o bolor, mofo e limo, o Hipoclorito de Sódio combate germes, bactérias e ainda clareia revestimentos.

Dê um toque final

Agora que o seu piso já está completamente higienizado, chegou a hora de finalizar a limpeza. Caso sua calçada seja de cerâmica, aposte em produtos que removam crostas e sujeiras menores, como o Limpa Piso Antiderrapante Limpax, da Ecoville. Se você tiver uma calçada de pedra, o Limpa Pedra, também da Ecoville, é a resposta.

Após aplicar os produtos, utilize uma vassoura para esfregar o piso. Depois disso, enxague com água.