Pular para o conteúdo

Como recuperar o cabelo quebradiço

Conheça técnicas e dicas de como lidar com o fio danificado e restaurar a vida das mechas

Por mais difícil que seja lidar com o cabelo quebradiço, é mais fácil de evitar e mais simples de tratar do que se imagina. Os fios finos e com alta porosidade, sem nutrição e hidratação suficiente, acabam ressecando e sofrendo ainda mais danos por qualquer agente, seja a química do salão, o secador ou até mesmo o ato de amarrar o cabelo.

Esse tipo de problema deixa o cabelo com aspecto “espigado” e sem vida, além de apresentar diferentes níveis de comprimento, pontas duplas e frizz. Isso acontece pois o cabelo quebrado já teve a cutícula do fio — camada mais externa — danificada, e o problema começa a afetar também a estrutura interna do fio, levando a quebra.

O que causa?

São diversos os fatores que podem levar a quebra do cabelo, desde emocionais, hormonais e, os mais comuns, os agentes físicos. Vão desde ações comuns, como lavar o cabelo com muita força e torcer os fios para tirar o excesso de água até procedimentos como progressiva, coloração e luzes.

Como evitar?

Alguns cuidados básicos já podem ajudar a melhorar as condições de um cabelo quebradiço. Por exemplo, o cabelo molhado é mais frágil, pois a cutícula está aberta. Se na hora do banho você optar por água quente, a temperatura irá agredir o fio e ele ficará ressecado. O uso de protetores térmicos, como o creme para pentear TRESemmé Antiquebra, na hora de secar, alisar ou enrolar é importante para proteger os fios da alta temperatura. Esse creme é enriquecido com cafeína e óleo de rícino, ingredientes estimulantes que previnem a quebra e pontas duplas.

Os procedimentos com química, devem ter um espaçamento entre as intervenções, acompanhado de um tratamento usando produtos adequados para cabelo com química, como o TRESemmé TRESplex Regeneração, que age no interior da fibra capilar, deixando os fios 10 vezes mais fortes e resistentes. Torcer, prender ou enrolar o cabelo na toalha também é agente causador de cabelos quebradiços, assim como pentear os fios de qualquer jeito, e não começando de baixo e subindo, como é indicado, e com um creme para pentear adequado.

Como tratar?

O fio com a cutícula danificada ao ponto de tornar o cabelo quebradiço merece atenção direcionada para o que está levando ele a ficar assim e qual a consequência desse dano. Depois de mudar os hábitos que causam o ressecamento e quebra do cabelo, chegou a hora de recuperar a força e vitalidade.

Existem diversos procedimentos para reconstruir um cabelo danificado. Para todos os tipos de problema, o cronograma capilar é uma forma simples e acessível de recuperar a estrutura do cabelo de acordo com a necessidade.

A hidratação é passo importante e quase sempre presente em todas as abordagens de tratamento capilar. É uma etapa que devolve água aos fios, deixando mais macios, brilhosos e fáceis de pentear. Com a linha TRESemmé Hidratação Profunda é ainda mais fácil e rápido alcançar esses resultados.

Aqueles fios quebradiços e finos merecem a ação da queratina e da proteína. Os tratamentos mais comuns para esse tipo de fio são a cauterização, que repõe queratina, e o botox capilar, indicado para alisamentos e descolorações, pois sela a cutícula e repõe a massa perdida. Para um resultado de salão em casa, a linha TRESemmé Reconstrução e Força tem fórmula enriquecida com proteína, colágeno e aminoácidos para deixar o cabelo mais forte e resistente, reduzindo 99% a quebra do cabelo.

Já os fios ásperos e sem vida precisam de nutrientes e vitaminas. As abordagens mais conhecidas para esse tipo de fio são o detox capilar, que tira impurezas do fio, desobstrui os poros e faz com que a oleosidade natural dos cabelos volte a ser produzida e hidrate normalmente. Uma forma prática de fazer o tratamento em casa é usando a linha TRESemmé Detox Capilar, que tem fórmula enriquecida com Chá Verde, Gengibre e Proteína do Trigo, limpando profundamente os fios.

Os fios sem brilho e com pontas duplas precisam de um tratamento mais intenso. Um simples corte de cabelo pode eliminar as pontas duplas, dar uma nova cara ao visual e ajudar o cabelo a se recuperar das quebras, mas uma outra abordagem conhecida é a velaterapia, que consiste em um profissional usar uma vela para queimar as pontas duplas. Mas cuidado, essa técnica só deve ser realizada por profissionais especializados.

Lembrando que outros fatores também agetam a saúde do cabelo, para que ele volte a ter vida e qualidade. A alimentação, assim como cuidado com o corpo e a mente, são cruciais para um cabelo saudável e bonito. A proteína, não importa sua origem, é composta de aminoácidos com funções importantes. A queratina, por exemplo, é uma proteína que dá resistência aos cabelos e é composta de muitos aminoácidos. Alguns alimentos que ajudam a fortalecer os fios são: ovos, cenoura, peixes, sementes como chia, linhaça e girassol, frutas cítricas e ricas em vitamina C, como laranja, morango, tangerina, limão e abacaxi, espinafre e feijão.

Os produtos TRESemmé podem ser encontrados nos principais supermercados, farmácias e perfumarias do país.

Sobre TRESemmé

TRESemmé® desembarcou no país em 2011 para atender às principais necessidades das brasileiras em relação aos cuidados com os cabelos. A proposta da marca é levar soluções completas e as mais recentes tendências tecnológicas para que as consumidoras tenham qualidade profissional todos os dias, em suas mãos. Para mais informações, acesse o site. SAC: telefone 0800-707-4471, e-mail: tresemme@atendimentounilever.com.br.

Sobre Unilever

A Unilever é uma das principais fornecedoras mundiais de produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados Domésticos e Alimentos & Atualização, com vendas em mais de 190 países e produtos usados por 2,5 bilhões de pessoas todos os dias. Temos 149.000 funcionários e geramos vendas de € 50,7 bilhões em 2020. Mais da metade da nossa pegada está em mercados em desenvolvimento e emergentes. Temos cerca de 400 marcas encontradas em casas em todo o mundo — incluindo marcas globais icônicas como Dove, Lifebuoy, Knorr, Magnum, OMO e Surf; e outras marcas como Love Beauty & Planet, Hourglass, Seventh Generation e The Vegetarian Butcher.

Nossa visão é ser líder global em negócios sustentáveis e demonstrar como nosso modelo de negócios futuro e orientado para o futuro impulsiona um desempenho superior. Temos uma longa tradição de ser um negócio progressista e responsável. Remonta aos dias do nosso fundador William Lever, que lançou a primeira marca proposital do mundo, Sunlight Soap, há mais de 100 anos, e está no centro de como administramos nossa empresa hoje.

O Unilever Compass, nossa estratégia de negócios sustentáveis, está disposto a nos ajudar a oferecer um desempenho superior e impulsionar o crescimento sustentável e responsável, enquanto:

– melhorar a saúde do planeta;

– melhorar a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas; e

– contribuindo para um mundo mais justo e socialmente inclusivo.

Embora ainda haja mais a fazer, estamos orgulhosos de ter sido reconhecidos em 2020 como líderes setoriais no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e – pelo décimo ano consecutivo – como a empresa mais bem classificada na pesquisa GlobeScan/Sustainability Sustainability Leaders 2020.

Para obter mais informações sobre a Unilever e nossas marcas, visite o site.

Notícias relacionadas: