Pular para o conteúdo

Por que é tão importante cuidar da postura física durante o cotidiano?

Cuidar da sua postura física é algo que deve ser a preocupação de todo mundo, principalmente do público mais jovem, que será um dos grandes afetados ao se manter em uma posição pouco saudável, capaz de causar uma série de problemas à sua coluna.

É muito capaz até que você leitor esteja em uma posição não muito correta enquanto lê esse texto. Seja em relação à maneira com que você segura o seu celular ou está de frente para o seu computador, sentado à frente dele de maneira curvada para visualizar a tela.

Algo que parece algo simples, mas que pode causar danos variados à sua saúde após se manter em uma posição incômoda por horas seguidas no seu dia a dia, situação que ocorre muitas vezes por causa de sua atividade profissional, seja no escritório ou em uma obra.

Um índice negativo que costuma ser analisado por uma empresa de exame demissional, cujos serviços são necessários após o desligamento de um funcionário em relação à uma companhia que atua com atividades específicas, muitas vezes sendo ações repetitivas.

Movimentos esses que podem prejudicar a saúde de sua coluna, resultando assim em um número variado de enfermidades, que se não forem tratadas com atenção podem prejudicar tanto a qualidade de vida de um indivíduo, levando até para casos mais graves.

Relação que exige que as pessoas devam dedicar um pouco mais do seu tempo para se certificar de que não estão prejudicando o corpo, ainda mais por meio de algo que parece simples, como a posição na qual você repousa ou então a forma com que trabalha.

E quando se fala de ações repetitivas, esse é um sistema de produção comum que se destaca desde o início da Revolução Industrial, como uma série de atividades capazes de otimizar o método de produção de uma fábrica diante do seu método de ações frequentes.

O que acaba por englobar as atividades de produção de sapatos em uma fábrica, no empacotamento de quentinhas por quem comanda um negócio particular ou em empresa envelopamento de veículos, que desenvolve um sistema para agilizar os seus serviços.

Com um processo de repetição de movimentos é possível otimizar a execução de diversas atividades profissionais, com destaque para o setor industrial. No entanto, essa prática constante pode resultar em danos até mesmo irremediáveis para a saúde do seu corpo.

Com destaque para a região da coluna.

Os mais conhecidos problemas de coluna

Uma postura adequada é capaz de resultar em uma série de benefícios para o indivíduo, principalmente para a sua posição no mercado de trabalho, no qual uma postura ereta é capaz de transmitir uma sensação de segurança, essencial para uma imagem de respeito.

Logo, o seu porte é algo que precisa ser visto com atenção por quem precisa se comunicar com uma série de pessoas, como o líder de uma equipe, o chefe de uma empresa ou até mesmo alguém que busca se candidatar politicamente, falando com um grande público.

Uma postura encurvada é capaz de passar uma imagem negativa nesse sentido, como uma certa timidez, em certos casos sendo visto como uma posição de fraqueza, algo capaz de prejudicar a imagem pela qual esse indivíduo está em busca de trabalhar de forma visual.

Mas além de todo esse impacto na construção de imagem sobre quem precisa se comunicar com uma certa audiência, a sua postura adotada pode também ter severos impactos em relação à sua saúde, especificamente sobre os cuidados com sua coluna.

Diante disso, além de recorrer a uma empresa de alimentos saudáveis para dar início a uma dieta balanceada, é importante que as pessoas prestem atenção também às suas posições frequentes mantidas em seu cotidiano, pois é algo que afeta a sua coluna.

E quando se fala em problemas associados a essa região do corpo, é válido destacar que existem diversas doenças em relação aos cuidados da sua coluna, como:

  • Hérnia de disco lombar;
  • Hérnia de disco cervical;
  • Escoliose;
  • Dor na lombar;
  • Dor ciática.

Problemas que, se não forem tratados de forma adequada, podem prejudicar a vida de um indivíduo de diversas maneiras, incluindo a sua performance no trabalho, mesmo que seja justamente a sua atuação profissional mal executada que esteja causando esse problema.

Além do seu trabalho, os problemas na coluna podem prejudicar também a sua vida pessoal, impedindo um responsável de acompanhar a energia das crianças, dedicando um tempo para brincar com os seus filhos, atividade impedida por uma crise de dor na lombar.

Consequência essa que exige aos setores profissionais trabalharem com um acompanhamento tecnico de segurança do trabalho, de forma a se assegurar que os seus funcionários estejam sendo cuidados de maneira adequada.

Algo responsável pela saúde dos seus colaboradores, assim como para a sustentação da sua companhia sem que os seus serviços sejam prejudicados por um problema que possa surgir em sua coluna.

Atividades do dia a dia que prejudicam sua saúde

Os problemas na coluna podem ser causados até mesmo por uma atividade simples, como na forma em que você se encurva em frente ao computador, segura uma vassoura enquanto faz a faxina de um espaço, entre muitas outras atividades do seu cotidiano.

Envolvendo principalmente as suas atividades no trabalho, diante de uma repetição contínua de certos movimentos, sendo algo que engloba tanto as suas ações sentados em um escritório, como também em suas tarefas executadas em trabalho de cunho físico.

Ou seja, tanto funcionário que passa o dia sentado em uma cadeira, cuidando das atividades administrativas de empresa de monitoramento e rastreamento de veiculos, como quem atua na fabricação dessas máquinas, pode ter sua saúde afetada.

É importante então ter atenção para a sua postura diária, seja no trabalho ou até mesmo em uma atividade de lazer, como na forma em que você senta no sofá para fazer uma maratona do seu programa televisivo preferido.

A prática de exercícios pode ser benéfica para a manutenção de um corpo e uma coluna saudável, contudo a execução de uma atividade física feita de forma irregular também pode prejudicar sua coluna ao invés de atuar na manutenção saudável dela.

De forma a evitar problemas no futuro, além de amenizar enfermidades que começam a apresentar os seus impactos, é importante adotar algumas práticas específicas em seu dia a dia, para assim cuidar da sua coluna e se manter empenhado em seu trabalho.

Dicas cotidianas para cuidar de sua coluna

Após um acidente que o retire das atividades em seu trabalho, torna-se necessário apresentar um atestado médico ocupacional para que ele volte a atuar em sua antiga função, apresentando um documento de respaldo médico que certifique tal retorno.

Mas antes que seja necessário recorrer a um tratamento hospital para as suas dores na coluna, é importante ter uma atenção redobrada para a manutenção saudável dela em relação às suas atividades do cotidiano, com destaque para aquelas de repetição.

Sendo necessário adotar algumas dicas úteis, capazes de serem praticadas dentro de sua rotina, podendo otimizar tanto a sua saúde, como também a sua performance em um amplo número de atividades.

Tente não se inclinar muito

Quanto mais horas você passa em frente a um computador, maior se torna a curvatura da sua coluna em relação a sua inclinação de frente para um monitor, algo que precisa ser visto com atenção, sendo importante evitar esse ângulo negativo para a sua coluna.

Sentar de maneira adequada em frente a sua máquina de trabalho é algo que, a longo prazo, é capaz de evitar uma série de problemas de saúde, permitindo também que suas ações em uma empresa de locação de computadores possam ser otimizadas.

Equipamento adequado

Em relação à manutenção adequada da sua postura diante de alguma frequente atividade profissional, é importante contar com o acesso dos equipamentos corretos, que ajudam na preservação da sua saúde, com destaque para os cuidados com a sua coluna.

Algo que envolve o uso de uma cadeira ergonômica, além de outros instrumentos.

Tenha pausas frequentes

Em muitos casos, os problemas na coluna são causados não só pela sua postura diante de uma atividade, mas sim pela repetição contínua dessa prática. Logo, o mais adequado para esses casos é adotar o uso de pausas frequentes, permitindo que o seu corpo se recupere.

Pratique exercícios

A prática de atividades físicas pode ser a solução para o seu problema de postura e também da saúde da sua coluna. Atividades simples, como um alongamento todas as manhãs, podem trazer resultados significativos nesse sentido.

Dando um valor especial para a compra de aparelhos para academia de pilates para cuidar não só da estética do seu corpo, mas também para a sua saúde.

Durma corretamente

Finalizando as dicas, é importante citar a atividade que dá fim também ao seu dia, que é o horário de ir para a cama. Dormir de frente ou de bruços pode exigir muito de sua coluna, sendo mais indicado então dormir de lado.

Ações que permitem com que um indivíduo tenha uma saúde de destaque, tudo ao se iniciar por meio da sua postura adotada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.